Lenços de Bolso – Como Usar

Alguns acessórios podem fazer muito pela imagem de um homem, mas tanta vezes o desconhecimento ou até total total ignorância da sua existência podem leva-lo a perder tanto, por tão pouco.

IMG_4174

Um destes acessórios não é nada mais nada menos do que um simples lenço no bolso. Apesar de terem voltado agora recentemente à moda, por razões que desconheço, a verdade é que é um detalhe sempre utilizado na moda masculina clássica, e deve ser conhecimento geral de qualquer bom homem como os utilizar.

É muito fácil cometer erros simples com os lenços, devido a noções erradas que muitas pessoas (não só necessariamente homens) têm.

Mas para começar como deve ser.

O que é um Lenço?

Bem, lenço é uma definição um pouco vaga. Um lenço não é nada mais do que um pedaço de tecido, normalmente em formato quadrangular. Existem sim vários tipos, e estes podem variar na sua construção e utilização.

Ao contrário dos lenços de assoar (que são de papel) e dos “lenços de assoar de pano” que também servem para assoar, os de bolso têm umas quantas diferenças e características especiais.

O que é um Lenço de Bolso?

Um lenço de bolso serve primariamente para complementar um outfit, e não possuí qualquer aspecto puramente funcional. É geralmente feito de materiais naturais e deve ser fino para ser acomodado no bolso da frente do seu casaco sem se notar enchumaço.

Os outros servem para quê?

Normalmente apenas para o bom homem se assoar. Claro que a melhor desculpa para andar com um lenço de pano é a de o emprestar quando alguém precisa. É suposto ser acomodado nos bolsos de trás das calças, ou nos bolsos interiores do seu casaco.

Características

Normalmente os lenços de bolso são leves, finos e não devem ser muito grandes. Tenha atenção ao tamanho do lenço que vai comprar, se for muito grande poderá gerar enchumaço, o que não é favorecedor.

Podem ser em seda, linho ou algodão, apesar de achar que os de seda são superiores, devido à sua textura. Eu gosto de verificar as costuras de cada lenço para ver se vai durar ou não, maior densidade é melhor.

IMG_3016
Este lenço tem dois padrões, neste lado temos um Paisley.

Podem aparecer em todas as cores e feitios, com vários padrões e até com dois padrões divididos ao meio para dar mais versatilidade, apesar de não gostar muito disso.

Já os lenços de pano (os tais de assoar) deverão ser preferencialmente 100% algodão. Deixe em paz os de polyester e outros materiais pouco confiáveis. Estes normalmente apenas existem em cores básicas e padrões muito simples. Não coloque estes lenços no bolso da frente, a não ser que os queira exatamente para esta finalidade, e se o tamanho do lenço o deixar. Ninguém gosta de ter um lenço sujo à mostra para todos verem.

Quando Usar?

Sempre que vestir um blazer ou similar pode colocar um lenço de bolso. Para além de complementar sempre o seu outfit vai também adicionar um certo grau de flair que só tem quem quer, e quem se importa, no entanto todos reparam.

Dependendo da ocasião (se é mais ou menos formal) poderá usar diferentes dobras no lenço, sendo que a Dobra Presidencial é a mais formal, dobras com pontas são relativamente formais e tudo o resto é mais casual.

Para ser sincero, comecei a utilizar um lenço no bolso do casaco há cerca de um ano. E desde que me habituei, uso sempre um lenço com o blazer. E aliás, sempre que vejo alguém a usar um casaco sem o lenço, penso que falta ali alguma coisa.

IMG_4070
Dobra com pirâmides

Como Usar?

Existem algumas considerações a ter ao usar o lenço no bolso.

A primeira é muito simples, não use um lenço com a cor da gravata. Por alguma razão, muitas pessoas acham que o lenço tem de conjugar com a cor da gravata, na verdade é exactamente o contrário. Deve conjugar e/ou complementar a cor da sua camisa. Só assim pode o lenço complementar o conjunto que veste. Se acabar por combinar com a gravata, vai desviar a atenção toda para a zona do peito, e a pessoa deve focar-se no seu rosto.

A partir daqui fica um pouco subjectivo, mas eu pessoalmente não gosto de repetir padrões. Se a gravata tem um padrão, não o repita no lenço. Opte simplesmente por uma cor simples ou outro padrão menos chamativo.

Falta-lhe apenas saber colocar o lenço, muito fácil. Abaixo ensino-lhe a usar a lenço em formato de puff no bolso. Não tem dobra, nem pontas portanto é bastante casual, poderá utiliza-lo várias vezes.

puff fold.png

Como poderá verificar, esta dobra é muito simples e fácil de fazer. É fácil, basta pegar no lenço ao centro, apanha-lo pelo meio para criar o pfff característico, rodar para manter a forma, esconder a parte de baixo e enfia-lo no bolso do seu casaco. Fácil, rápido e versátil.

A dobra quadrada, também chamada de presidencial também é muito utilizada, e poderá aprender a fazê-la num post futuro.

Onde Encontrar?

Apesar de eu achar que qualquer loja de roupa para homem deverá ter estes artigos, a verdade é que até recentemente estes eram relativamente complicados de achar. Lojas como a Giovanni Galli têm lenços de seda com um excelente relação qualidade-preço, a Saccoor Brothers também mas com preços mais elevados, os lenços mais simples poderá encontrar numa Under Blue. A Massimo Dutti também tem lenços com padrões interessantes.

Agora já sabe como complementar e dar o toque final ao seu outfit, verá que com o tempo vai reparar imediatamente na falta do lenço em qualquer casaco, e não irá querer sair sem um no bolso.

Dica Final: experimente diferentes dobras para espicaçar o seu outfit diariamente.

 

 

 

 

 

 

3 thoughts on “Lenços de Bolso – Como Usar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s