5 Erros Comuns que Não o Favorecem

Muitas vezes sem querer podemos estar a minar a nossa imagem com erros pequenos mas que podem fazer a diferença para pior. E numa primeira impressão se o impacto for menos que óptimo então está a fazer algo errado e tem que alterar alguma coisa.

Neste artigo descrevo 5 erros muito comuns e muito simples que muitos bons homens cometem, muitas vezes sem darem conta.

Erro #1 – Apertar Todos os Botões da sua Camisa

Este é um erro comum porque é comum pensar-se que apertar todos os botões, e quando digo todos refiro-me especialmente ao botão de cima (do colarinho), é algo de muito formal e de bom gosto.

Vejamos, o botão de cima da camisa é apenas para apertar no caso de usar uma gravata ou um laçarote.

Ao apertar o botão de cima, para além de tornar o seu pescoço mais fino do que é suposto, desvia a atenção da sua cara, que é o oposto do pretendido.

tudo fechado
Não acredito que este senhor não tenha calor no Verão.

Apertar sempre o botão de cima das camisas é uma moda recente, provavelmente de regresso vinda de outros tempos passados e uma que qualquer bom homem deverá ignorar.

Erro Extra #1 – Não apertar os botões de colarinho da camisa

Não  favorece, aliás  dá-lhe um aspecto desleixado e dá a impressão de que simplesmente não se importa. Aperte-os sempre.

Erro #2 – Camisa Fora das Calças

Este é um erro que está também na moda cometer. Andar com camisas que são para usar dentro das calças, mas fora das calças. Tenho visto muito disto, especialmente em festas de Verão, em que meninos “bem vestidos” andam com camisas que tapam toda a zona íntima fora das calças.

untucked dress shirt 2
Repare como o tronco parece ter quase o dobro do tamanho das pernas.

Repare, a regra é: se a camisa passa do meio da braguilha então é para usa dentro das calças, dê por onde der. Andar com ela fora fará com o seu torso pareça muito mais comprido do que realmente é, dando-lhe um ar completamente desproporcional.

INFOGRAPHIC JEANS.PNG

Camisas casuais há em muitos sítios e cada uma tem a sua altura para ser vestida, essas sim poderá usar fora das calças.

Erro #3 – Usar Roupa Que Não lhe Serve

Este é um erro que pode demorar algum tempo a conseguir colmatar completamente. Isto porque se o seu guarda-roupa estiver cheio de roupa que não lhe serve correctamente, então a solução é renová-lo, e isso custa dinheiro.

Baggy-Shirt1
Nunca saia de casa neste estado. Repare nas mangas, no cogumelo na cintura e na costura do ombro já no braço.

Aquilo que deverá fazer de agora em diante é comprar apenas roupa que sabe que lhe serve perfeitamente. Para tal, deverá saber como identificar se uma peça assente bem.

badly-fit-shirt.jpg
Excesso de tecido é sinal que a roupa está grande ou é de má construção.

Com camisas tem já o artigo que explica ao detalhe como deve servir uma camisa. Já com casacos o problema é muitas vezes o corte no sovaco, o que lhe aconselho é vestir a peça e depois fazer alguns movimentos comuns do dia-à-dia, seja fingir que está comer (levar a mão à boca), fingir que conduz (erguer os braços como se estivesse a pegar num volante) e perceber se o casaco lhe prende os movimentos. Se prender, procure noutro lado.

Erro Extra #2 – Vestir Roupa Não Passada a Ferro

Acredito que não preciso de me explicar mais neste ponto. Não saia de casa sem a sua roupa estar devidamente engomada. O aspecto de desleixo é implacável e difícil de limpar.

Erro #4 – Sapatos Informais para Eventos Profissionais/Formais

Muitos homens não se apercebem que os sapatos têm diferentes graus de formalidade. Alguns acham que tudo o que não é ténis nem chinelo é apropriado para tudo o que requer um pouco mais de formalismo.

Para o escritório não será necessário ir para o topo da formalidade mas a verdade é que uns oxfords são adequados ao setting profissional e ao formal.

shoe inforgraphic.png.pngPara o ambiente profissional apenas não são adequados sapatos de vela, mocassins (e tudo o que está abaixo) e sapatos para eventos black tie, envernizados e de cerimónia. Tudo o que está no meio pode e deve ser usado neste setting. Derby e oxfords são os mais utilizados, com ou sem brogues.

Deixe os sapatos casuais para momentos casuais no fim-de-semana.

Erro #5 – Nó Desleixado na sua Gravata

Fazer um nó na gravata não é assim tão complicado. Pode parecer ao início mas não é. No entanto fazer um nó bem feito, bem ajustado e apertado e que transmita essencialmente segurança, poder e confiança requer intenção e alguma prática.

O nó que vejo ser mais utilizado é o nó simples (four in hand) e infelizmente vejo-o sempre o mais desleixado possível. Não só fica a parecer um menino dos escuteiros a quem acabarem de ensinar a dar o nó na gravata (e as pessoas reparam no seu subconsciente) como também o vai notar quando se vir ao espelho e pensar “Tenho andado assim o dia todo?”.

sloppyknot upload
Repare como a camisa por baixo é visível. Está desleixado.

Aprenda a dar um bom nó na gravata, pessoalmente prefiro nós simétricos como um full Windsor mas especialmente insira um pouco de intenção ao dar um vinco na sua gravata, aprenda a fazer um neste artigo!

windsor upload.jpg
Um nó bem ajustado e com um vinco dá logo outro aspecto.

 

Agora que já conhece os cinco erros mais comuns e que não o vão favorecer de forma alguma, já sabe também como os evitar. Não se deixe desleixar e continue a ser um Bom Homem.

 

 

 

One thought on “5 Erros Comuns que Não o Favorecem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s