Porque o Preto é uma Cor a Evitar

Quando era mais jovem usava muito a cor preto. Argumentos habituais eram variações de “dá com tudo”; “é confortável” ou “é discreto mas fixe”.

Ao crescer e perceber um pouco mais de estilo e formas de vestir, origens e tradições da roupa e de estilo clássico masculino, percebi que o preto afinal não é uma cor assim tão incrível.

A verdade é que o preto é a cor de roupa, acessórios e calçado mais formal que existe. De tal forma que o preto como cor dominante só deve ser utilizado em ocasiões muito específicas.

Vamos ver qual a importância e impacto do preto em diferentes tipo de vestuário, quando é adequado vestir e alternativas melhores para o dia à dia.

Sapatos

Sapatos pretos são o mais formal na grande maioria dos casos. Oxfords pretos são um clássico e uma das pedras basilares do estilo clássico masculino.

black oxford

Apesar de versáteis têm um impacto negativo na maioria dos outfits. Basicamente são um ponto morto e sem interesse que não acentuam absolutamente nada no conjunto que está a vestir.

O castanho e as suas muitas tonalidades são a escolha mais sensata.

long-wing.jpg

Camisas

De uma forma habitual não são as mais versáteis e ainda por cima não envelhecem bem. Rapidamente perdem a sua cor com poucas lavagens. Depois acabará com uma camisa cor de carvão escuro com ar de que foi comprada pelo seu avô.

57329-4u6kjf-480x633.jpg
Agora está linda, dou-lhe um mês até ficar gasta.

Geralmente não são um bom investimento. Se quer mesmo uma camisa em preto, quer por curiosidade e quer experimentar para ver se consegue usar e torná-la versátil recomendo comprar um modelo mais barato. Se depois dessa experiência continuar a querer usá-la então aí deverá investir numa de melhor qualidade, à medida porque não são fáceis de encontrar. Há quem as goste de usar de vez em quando como forma de afirmação. Uma statement piece.

No entanto uma camisa com dois tons, seja com riscas/xadrez ou com um padrão como houndstooth pode resultar melhor e ser muito mais versátil.

Calças

IMG_9291

Um pouco mais versáteis comparando com as camisas mas envelhecem também rapidamente e sujam-se com facilidade. Apagam qualquer calor que o seu conjunto possa ter. No Inverno podem ser úteis por serem teoricamente mais quentes mas não as pode usar de forma alguma com camisas brancas, outra pedra basilar do estilo clássico masculino. Uma compra a evitar.

Fatos

Vamos esclarecer agora uma coisa muito importante. Um fato preto só deve ser utilizado (de uma forma gera) em funerais e festas formais em que precisa de ir vestido com um tuxedo ou cujo dress code seja black tie ou White tie. É muito, muito formal.

President Barack Obama: Inauguration Day 2009
Devido à sua posição um fato preto não assenta mal ao Presidente Obama.

É um fato desinteressante, fica muito bem nos atores no filmes mas na vida real em situações normais em que precisará de um fato, um fato preto não o vai favorecer e ficará quase sempre melhor com um fato azul marinho ou cinzento escuro. Estes deverão ser também os primeiros fatos que deverá comprar.

black shirts-100.jpg
A da esquerda é mais elegante, a da direita é mais casual e extravagante.

Se gosta mesmo muito de preto aconselho a utilizar acessórios em preto mas com uma dupla tonalidade. A segunda cor pode ser cinzento, branco, vermelho. Estas combinações ficam muito bem em gravatas, lenços e meias, por exemplo. Ainda que também possam resultar em camisas mais casuais.

Apenas um bom homem que domina as regras deverá (poderá) quebrá-las. Se tiver a confiança para dominar o preto, força. Caso contrário há cores muito mais favorecedores e interessantes para escolher.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s