Guia de Vestuário para Escritório

Quem trabalha ou trabalhou num escritório sabe o quão importante é estar alinhado com a política e ética da empresa, até porque em alguns casos existe um código de vestuário obrigatório.

Se esse código existir e for rígido e fixe então não deve haver margem de manobra para fugir e deve obedecer, no entanto se não for assim então pode brincar um pouco com o seu outfit para estar sempre um passo à frente.

Como sabe, no Bom Homem apoio e aconselho sempre acerca do estilo clássico intemporal masculino e acredito que será assim que se deve apresentar ao serviço, quer prefira um look mais formal ou mais descontraído.

Acredito que só tem a ganhar se optar por estar um degrau acima da média de formalidade, seja em que setting for e como tal vou dar-lhe algumas dicas e conselhos.

Se o dress code na sua empresa for Business Formal então não há margem para dúvidas. Tem de andar de fato e gravata sempre. Pode sempre manter um aspeto mais astuto e diferente optando por gravatas diferentes, como tricotadas por exemplo e atar o nó de formas diferentes e interessantes. Não se esqueça do utilizar sempre um lenço de bolso no casaco do seu fato, neste contexto deverá utilizar sempre uma dobra presidencial (quadrada), saiba como a fazer neste artigo.

3223181642_89033c409f_b
Típico outfit business formal.

O Business Casual é o dress code de escritório mais habitual hoje dia, que em Portugal é mais casual do que em meios empresariais de outros países. Basicamente significa que não deverá utilizar um fato, mas também não deve estar de calças de ganga. Como isto tem um mundo de possibilidades entre uma coisa e outra vou aprofundar o que pode e não deve fazer.

Business Casual

Pode Usar:

  • Casaco: A escolha mais elegante é um casaco tipo blazer azul marinho mas tendo também um em cinzento é melhor para criar mais combinações.
  • Tronco: Camisas brancas e azuis claras de cor sólida, e de vez em quando com riscas finas das duas cores. Aqui há pouco para se expandir.
  • Pernas:
    • Calças clássicas com e sem vincos. Em termos de cores pode utilizar vários tons de cinzento, desde o mais claro até ao mais escuro. O azul marinho também é muito elegante mas não o deverá usar se vestir também um blazer azul marinho.
    • Chinos das cores acima mencionadas. Em alguns settings há mais abertura e pode também incorporar camel, cognac, bordeux, branco, verde azeitona entre outras cores.
    • Calças de ganga de uma lavagem muito escura. Apenas para cavalheiros que sabem o que estão a fazer porque se o dresscode for rígido a ganga não é apropriada.
  • Calçado: Pode expressar-se muito mais. Pode utilizar praticamente qualquer tipo de calçado mais formal. Penny loafers, oxfords e derby’s, é só escolher. Em termos de cores (como sabe) o preto é o mais formal. Contudo não tenha medo de experimentar diferentes castanhos.
  • Acessórios: Pode utilizar gravatas, laçarotes, braceletes, relógios entre outros. Pode utilizar também um colete se gostar. No inverno um pullover com decote em V também é bastante aceitável e elegante.

Não Deve Usar:

  • Tronco: polos, camisas com cores diferentes das mencionadas acima. Camisas com padrões de xadrez ou riscas largas. Não use camisas oxford (geralmente mais grossas e com colarinhos de apertar).
  • Pernas: Cores claras; padrões e calções.
  • Calçado: sapatos de vela e mocassins. Como será óbvio sandálias e chinelos estão fora de questão.

final artwork-100.jpg

Acima encontra duas sugestões muito simples e versáteis para um business casual mais rígido. Facilmente são adaptadas para algo mais abrangente. Não sou fã dos sapatos pretos no segundo conjunto, acho que variações de castanho são mais interessantes. Apenas lembre-se de conjugar a cor dos sapatos com a do cinto, não falhe nisso nem nas outras dicas que refiro aqui.

Se não houver dresscode definido, ou seja, os seus colegas se vestem com uma variação de bussiness casual (ou seja fazem aquilo que cima aconselho a não fazer) então basicamente as regras são vagas e facilmente quebráveis e pode andar como quiser. No entanto, em virtude daquilo que disse acima sobre estar um degrau acima da média da formalidade dos que o rodeiam, abaixo seguem-se dicas para ser o colaborador mais bem vestido do escritório. O que tem inúmeras vantagens como irá perceber depois.

appro dress shirts-100
Cinco cores excepcionais típicas de business casual, ideais para usar no escritório.

Praticamente todas as camisas são aceitáveis, especialmente se a norma é uma T-shirt. Apenas evite (por não serem favorecedoras) camisas com quadrados largos, camisas de manga curta e camisas fora das calças. Camisas de ganga também não aconselho a não ser que goste muito e se as souber combinar com outras peças. Polos com uma cor sólida são também adequados em dias mais quentes de Verão.

No que toca a calças os chinos passam a ser a norma e praticamente todas as cores são agora aceitáveis e portanto aproveite para alegrar o seu outfit. Calças de ganga agora são aceitáveis mas atenção á lavagem. Lavagens escuras são sempre preferíveis. Nunca vista calças rasgadas ou com apetrechos ou pior, bolsos de lado! Calções nunca são apropriados, nem no Verão.

Quando falamos de calçado é importante ter em conta que apenas sapatos e botas clássicas são apropriadas. Esqueça ténis e sapatilhas. Mocassins e sapatos de vela são apropriados ao contrário de um setting business casual rígido. Para saber mais sobre tipos de sapatos clássicos e o seu grau de formalidade, leia este artigo.

shoe inforgraphic.png
Uma pequena imagem que usei num artigo passado. Os da direita são sempre apropriados no escritório. Os da esquerda apenas se o dress code for muito permissivo. 

Tipos de casacos apropriados agora incluem casacos de tweed, blazers, sportcoats, casacos quilted (tipo parca mas com um corte a lembrar um blazer), etc.

Se desejar pode continuar a incorporar gravatas e outros acessórios mais formais no seu outfit, consoante a sua vontade.

img_9217

Lembre-se do ditado: “Vista-se para o trabalho que quer, não para o trabalho que tem”.

Espero que estas dicas o tenham ajudado, siga-nos no instagram e facebook.

One thought on “Guia de Vestuário para Escritório

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s