Everyday Carry – Essenciais e Sugestões

Já lhe aconteceu alguma vez precisar de algo quando está fora de casa e não ter? Pode ser uma coisa simples como uma esferográfica, um isqueiro ou uns fones.

Talvez precise de rever o seu EDC, sigla em inglês para Everyday Carry, ou seja, objetos que transportamos connosco todos os dias.

É cada vez mais moda homens de todo o mundo discutirem e aprimorarem o seu EDC, a forma a maximizar a sua utilidade e conveniência nas mais variadas situações.

Neste artigo vou discutir o que é hábito um homem carregar em Portugal, alguns extras interessantes e claro, o meu EDC diário.

O Mínimo Básico Essencial

Claro que o mínimo dos mínimos quando sai de casa é dispensável mencionar.

DSC_0112

  • Telemóvel: dispensa apresentações. É o seu meio de contacto com o resto do mundo.
  • Carteira: Preferencialmente pequena e slim. Deve conter os seus documentos indispensáveis. Apenas esteja certo que não é uma peça que o envergonhará em público. Pode saber mais sobre carteiras masculinas no seguinte artigo.
  • Chaves: o menos possível para evitar ocupar espaço e desconforto nos bolsos. A não ser que carregue numa mala. Usar porta-chaves é opcional na minha opinião. É algo que uns adoram outros detestam. Deixo ao seu critério. Existem umas carteiras só para chaves que são interessantes mas nunca usei.

Sugestões

  • Porta Catões de Visita: se tem cartões profissionais, e especialmente se os tem consigo todos os dias, é importantíssimo ter um acessório destes para manter os seus cartões em condições de serem entregues. Imagine ter os cartões espalhados no fundo da mala ou pior, amarrotados no seu bolso.

    dsc_0119.jpg
    Pequeno e elegante.
  • Um Instrumento de Escrita: algo tão incrivelmente útil mas que ainda assim é ignorado por muitas pessoas. Quantas vezes não ouve “Tem uma caneta?”, apenas para não ter uma resposta positiva para dar. Uma esferográfica no bolso de dentro casaco vai transformá-lo num herói em imensas situações. Lembre-se de ter uma esferográfica de aspeto respeitável mas que não vá sentir falta no caso de a perder.

    DSC_0120
    Não vou chorar se ficar sem ela.
  • Relógio de pulso: não me vou alongar aqui porque escrevi um artigo sobre o assunto, que poderá ler aqui.
  • Um lenço de algodão: pode parecer exagerado, mas um lenço de algodão pode dar jeito em muitas situações. Desde se assoar se precisar, limpar as mãos caso necessário, apanhar água qua se tenha derramado, seja o que for. Ou simplesmente para adornar o bolso do seu casaco. Se for o caso, este artigo pode ser interessante.
  • Óculos de sol: importantes do ponto de vista da saúde devido à proteção contra raios UV mas também porque são um acessório importante e de grande versatilidade.

Sugestões Extra

Estas sugestões aplicam-se apenas a alguns cavalheiros. Lembre-se que deverá dar sempre prioridade à funcionalidade, por isso reflita se os artigos a incorporar no seu EDC coadunam com o seu lifestyle.

  • Um caderno ou agenda: dão sempre imenso jeito. Apontar qualquer coisa que lhe digam, tirar notas sobre qualquer coisa que se lembre, enfim.DSC_0124
  • Powerbank: quem nunca ficou sem bateria durante o dia que se acuse. Num mundo digital bateria extra nunca é demais. Um bom homem prevenido vale por dois.
  • Fones de ouvido: momentos mortos rapidamente se tornam mais interessantes com música. Dão jeito sempre quando menos espera. Apenas tenha bom senso e retire-os quando for falar com pessoas.dsc_0128.jpg
  • Pente para a barba: obrigatório para qualquer barbudo. Um de madeira para dar um jeitinho à barba a meio do dia é sempre sensato. Deve ser compacto.
  • Isqueiro: se fuma já deve andar sempre com um. Se não, prepare-se para se transformar num santo para os seus amigos fumadores mais esquecidos.

O Meu Everyday Carry

  • Telemóvel: o meu iPhone 6s, já relativamente velhinho, continua a ser presença obrigatória no meu bolso. Apesar da idade não me falha. Está protegido por uma capa da Mous, cuja parte de trás é feita de madeira. Protege muito bem o telemóvel sem dar demasiado volume e o vidro incluido é muito bom e resistente.
  • Porta-chaves: tenho um pequeno gancho que veio com umas calças da Salsa. Não costumo usar mais nada. Na chave do carro não uso nada.
DSC_0130
O básico que vai comigo ao sair. Nem que seja para ir ao pão!
  • Carteira: uso apenas um pequeno porta cartões que me foi oferecido da Louis Vitton. Apenas ando com três cartões: carta de condução; cartão de cidadão e cartão de multibanco. Raramente ando com dinheiro vivo e nunca ando com moedas. A não ser para comprar pão.
  • Porta-cartões de visita: tenho um da Cavalinho sempre comigo. Alojam os meus cartões de visita do trabalho assim como os cartões do Bom Homem.
  • Óculos de Sol: uso um modelo redondo da Ray-Ban. São os únicos que tenho e não pretendo arranjar outros nos próximos anos. São quase uma imagem de marca os óculos deste formato. Já os uso há alguns anos.
  • Relógio: tenho apenas três relógios. Modelos em conta da Seiko e da Timex. Adapto sempre ao meu outfit e nunca saio de casa sem um no pulso.
  • Agenda: tenho sempre uma agenda da Moleskine obrigatória para o meu trabalho. Gosto da capa mole e ainda não encontrei uma marca que dê
  • dsc_0134.jpg
    Todos os artigos estão escritos à mão neste caderno.

    agendas com um papel tão bom e com a capa mole

  • Mini caderno Moleskine: para quando vou a algum lado e precisar de tirar alguma nota rápida ou para quando tiver uma ideia incrível. Capa mole e folhas em branco. As notas dos artigos Favoritos do Mês são tiradas neste caderno.
  • Smart-writing set da Moleskine: com a caneta e o caderno. Uso-o no trabalho para partilhar ideias e outros textos e uso-o para o bom homem para depois poder enviar rapidamente às pessoas que leem o artigo antes de publicar. Tenho de escrever fisicamente antes de escrever no computador. Todos os artigos do Bom Homem são escritos neste caderno.
  • Fones de ouvido: tenho os meus AirPods sempre comigo. Tenho de passar muito tempo ao telefone a trabalhar e a facilidade e rapidez de emparelhamento, assim como a duração da bateria são incomparáveis. Acabo por ouvir música também de vez em quando.
  • Artigos de escrita: ando sempre com uma caneta de aparo da Parker comigo, assim como uma lapiseira da Parker. Tenho mais uma ou duas esferográficas para o caso de ter de emprestar. Tudo num pequeno estojo da Cavalinho.
DSC_0141
Este estojo também já tem uns 5 anos.

Por fim, todos estes artigos menos o telemóvel, fones e carteiras andam sempre dentro da minha mala (juntamente com o meu computador portátil). É uma Carl Friedrik com muito espaço, cabedal vegetal, feita à mão.

dsc_0143.jpg
Adoro este modelo. É grande e espaçoso mas elegante.

Clássica, elegante e com espaço para tudo o que preciso e até uma revista ou outra de vez em quando.

Dica extra:

Ao chegar a casa certamente vai ter de se livrar de tudo o que trás nos bolsos. Nessa altura para não arranjar confusões e perder os seus preciosos itens eu aconselho a utilizar um despeja bolsos. É um pequeno deposito para colocar o seu EDC que funciona muito bem como decoração na sua casa.

Tenho um em cabedal preto da Cavalinho que uso para não perder nada.

despeja bolsos-100

Qual o vosso EDC? Gostaram das dicas? Partilhem no instagram com a #edcbomhomem, sigam em @bomhomemblog

 

One thought on “Everyday Carry – Essenciais e Sugestões

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s