Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Um dos grandes desafios no início de carreira de qualquer jovem são as eventuais primeiras entrevistas de emprego.

São momentos bastante stressantes em que tem de se vender a pessoas que não conhece, e que sabe que o estão a julgar a cada palavra que pronuncia e cada movimento seu.

Como tal, é da máxima importância que se apresente da melhor forma possível, porque efetivamente só pode causar uma primeira impressão uma vez.

Parte 1 – Higiene e Preparação

Para estar bem apresentado, primeiro tem de estar mentalmente bem. E para isso tem de se sentir bem. É normal estar nervoso, mas após um banho quente vai sentir-se mais relaxado. Trate de si. Se não usa barba, barbei-se impecavelmente. Se tiver, trate bem dela. Saiba como o fazer neste artigo, sobre Cuidados Essenciais a ter com a Barba. A ideia é estar visualmente sem falhas. Escove os dentes, aplique a sua fragrância favorita (mas não em demasia), e penteie-se, claro.

Trate de si

Parte 2 – Indumentária

Em primeiro lugar é importante perceber e conhecer a cultura da empresa a que se candidata, tendo também em conta o lugar em questão.

Naturalmente quererá estar um degrau acima do standard de formalidade da empresa.

Para cargos administrativos, de escritório ou simplesmente de início de carreira, um conjunto business casual é o mais indicado. Pode saber mais sobre este dress code neste artigo, Vestuário Apropriado para Escritório.

De casual para business casual

Pode, neste caso, deixar a gravata em casa, mas não um blazer ou um casaco do género. Não vá de ténis, não vá de T-shirt ou polo, não vá de calças de ganga. Leve uns chinos numa cor neutra, uma camisa branca ou azul e um blazer a condizer. Ou um fato. Mais sobre fatos, abaixo!

Se se está a candidatar a um cargo de chefia, gestão, ou já é alguém com experiência, aconselho a levar um fato. É um auxiliar visual que enaltece a sua competência.

As melhores cores são o azul marinho escuro e o cinzento carvão, são as mais profissionais e as que assentam melhor à grande maioria dos homens.

Num dress code business os fatos carvão e azul marinho escuro são os mais apropriados.

Outras cores que poderá considerar são um cinza mais claro, que requer muita confiança neste setting, ou o preto que apenas recomendo se for um cavalheiro mais velho.

Para camisas, o azul bebé e o branco são o ideal, sendo estas as cores tipicamente associadas com o mundo profissional. Pode também tentar camisas brancas com riscas azuis finas, ou até um cor-de-rosa muito clarinho. Todavia, é preciso mais confiança e estar muito seguro de si. Importante também é que a sua roupa esteja perfeitamente engomada.

Numa entrevista deste género é muito importante levar uma gravata. Mais sobre o tópico, abaixo.

Nas entrevistas para cargos superiores, ou que requerem um fato (bancários e advogados, por exemplo) é obrigatório levar uma gravata. Não é um sugestão, não é uma dica, é absolutamente essencial.

Um laçarote ou gravata de nó não é apropriado, torna o conjunto mais festivo, ou no caso de ser preto, demasiado formal. Lembre-se de fazer um nó conservador e de fazer um vinco na gravata, pode descobrir como fazer este apontamento característico neste artigo, O Vinco na Gravata.

Para este acessório importante, existem duas opções de cores dominantes perfeitamente adequadas a uma entrevista de trabalho, e que encaixam melhor em dois tipos de pessoas diferentes.

Tons vermelho e azul

 

Se quiser passar uma aura de tranquilidade, o azul é a cor dominante que quererá para a sua gravata. É uma cor que acalma os seus interlocutores e que passa uma mensagem que é uma pessoa que integra facilmente, de fácil trato e que causa bem-estar entre os demais.

Se, por outro lado, prefere que o tomem como uma pessoa dinâmica, expressiva e expansiva, ou até pouco concordante, então os tons de vermelho são as cores que procura.

Dobra quadrada

Pode e deve levar um lenço no bolso de peito do seu blazer. Se puder combinar com a camisa, perfeito. Se não, leve em branco. Para a grande maioria dos homens neste setting uma dobra quadrada é o ideal para usar o seu lenço. É a dobra mais profissional e pode aprender a dobrar um lenço desta forma neste artigo.

Parte 3 – Mentalidade e Atitude

Por último, a sua atitude poderá fazer toda a diferença. Atitude é algo que está inteiramente interligada com o seu estado de espirito e mental.

Sentir-se bem consigo próprio leva-o a sentir-se mais confiante e determinado. É para isso que serve a roupa, é para isso que se prepara com todo o cuidado.

Se estiver realmente muito nervoso pode assumir algumas poses de poder antes da entrevista, de preferência em frente a um espelho. Poses de poder (como por exemplo, a pose do SuperHomem, com o peito para fora e mãos nas ancas) causam os seu nível de testosterona subir, e o seu nível de cortisol baixar, o que aumenta a sua confiança e baixa o seu nervosismo.

Esta é outra pose de poder popular

Chegue cedo, no mínimo 15 minutos antes da hora marcada. Anuncie-se assim que chegar e aguarde com tranquilidade no local que lhe for indicado.

Na hora da entrevista, olhos nos olhos e um aperto de mão firme fazem toda a diferença. Evite gestos de nervosismo como roer unhas, brincar com os dedos e olhar para baixo.

handshake isolated on business background
Um aperto de mão firme é muito importante

Não lhe posso dizer o que fazer durante a entrevia a não ser para não mentir, seja transparente e confiante nas suas aspirações e ambições.

Espero que este artigo o ajude de futuro, ir a uma entrevista de emprego pode ser uma experiência stressante, mas como em muitas outras situações durante a vida, a sorte favorece os que estão bem preparados. Atitude e preparação são a chave para guiar estas situações ao porto que deseja.

Partilhe os seus looks no instagram e facebook com a hashtag bom homem e… Boa Sorte.

 

One thought on “Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s