Tipos de Botas Clássicas

O fim do Verão é um triste acontecimento para muitas pessoas, mas para muitos bons homens é o retornar da roupa de Inverno, que no geral, é mais elegante.

É também época de arrumar os mocassins e os sapatos de vela, e ir buscar, escovar e engraxar calçado mais apropriado à estação.

No passado falei sobre Tipos de Sapatos Clássicos, os diferentes tipos e onde se situam numa escala de formalidade, mas no final não cheguei a incluir um tipo de calçado de extrema relevância.  Assim, neste contexto, faz sentido falar um pouco sobre este tipo de calçado clássico – as botas. 

Acredito que botas são importantes o suficiente e são merecedoras do seu próprio artigo.

Existem vários tipos de botas mas vamos apenas focar-nos em três mais clássicos, são eles:

Botas Chukka

Muito apreciadas desde há muito tempo e uma versão menos casual das Botas do Deserto (que são muito semelhantes, mas feitas em camurça e com sola de borracha mais larga). As Chukkas caracterizam-se pelo corte especifico e arredondado nas abas, levam por norma no máximo três furos em cada aba e encontram-se normalmente feitas de cabedal, apesar de a camurça ser também popular.

IMG_9791
Botas Chukka

Podem ter divisória na biqueira (um captoe), o que as pode tornar ainda menos formais.

Não são apropriadas para ocasiões mais formais, nem para serem utilizadas com um fato. Acabam sendo muito bem conjugadas com chinos e calças de ganga, dependendo das cores (se mais escuras) podem compor um conjunto mais smart casual, ou informalizar um conjunto business casual.

c1ce10a3-6292-47e1-97df-88513eb209b2
Este é o meu par de Chukkas.

Pode encontrá-las em muitas sapatarias, e existem até marcas especializadas em botas Chukka. O meu par veio da Cavalinho, são portuguesas e contam já com quase 3 anos de uso.

Botas Chelsea

Mais formais que as Chukka, as botas Chelsea são por norma menos vistas. Beneficiaram, contudo, de um ressurgimento nos últimos anos, o que levou a que começassem a aparecer em todas as casas, e em modelos de baixa qualidade.

chukka boots
Estes modelos de baixo custo e qualidade encontram-se na Mango Men.

Não têm sistema de abotoamento, mas sim uma tira de material elástico de lado para facilitar o ato de calçar. São muitas vezes feitas de uma tira única de cabedal, e raramente têm algum tipo de enfeite. Já vi no passado um modelo com um medalhão na biqueira, mas foi o único exemplar que encontrei.

A sua construção minimalista e elegante torna as Chelsea candidatas a conjugação com fatos, ainda que, apenas em registos menos formais, onde um fato com botas seria aceitável, mesmo que seja um statement.

chealsea-boots-mark-belucci.jpg
Este elegante par é da Mark Bellucci.

Existem em vários tons de castanho e preto e pode encontrar este tipo de botas em algumas lojas da moda como a Zara e Mango, e em sapatarias respeitáveis.

Uma variante interessante das Chelsea são as botas Jodhpur. Têm uma tira com fivela que contorna a parte do tornozelo e que lhes confere um ar único. Nunca vi este tipo de botas à venda, infelizmente.

jodhpur
Um exemplar de botas jodhpur.

Botas Clássicas

As mais versáteis de todos os tipos mais clássicos, podem ser conjugadas em indumentárias mais casuais até ao Business casual, passando por todos os dress codes pelo meio.

O seu nível de formalidade varia consoante o grau de embelezamento do calçado em si. Umas botas lisas, feitas de apenas um material são muito menos casuais, do que um par com wingtip, brogues e um medalhão. Existem até modelos com apontamentos em camurça, criando um artigo extraordinariamente extravagante, e indicado apenas para um bom homem muito seguro de si.

2 dress boots
Botas clássicas simples e com brogues.

Os modelos mais simples ou com brogues são os que gosto mais, casuais mas não em demasia e totalmente apropriados para o tempo mais frio, conservando a elegância.

Uma variante muito interessante mas que acho que não resulta tão bem como em sapatos, são botas com fivelas (monkstrap), ficam com um aspeto muito interessante.

Praticamente todas as sapatarias as têm, assim como muitas lojas de roupa como a Cortefiel e a Massimu Dutti, podem custar desde algo como 70€ e estenderem-se até às centenas ou mesmo até milhares de euros.

Cuidados a ter

Se comprar botas de qualidade, estas podem durar vários anos, assim como sapatos de qualidade. É imperativo, ainda assim, que trate do seu calçado para prolongar o seu tempo de vida útil, e para se poder apresentar no seu melhor. Pode aprender a cuidar do seu calçado neste artigo, Como Tratar do Calçado.

Nada como recordar os tipos de sapatos clássicos e quais pode alternar com um bom par de botas, neste artigo, Tipos de Sapatos Clássicos.

Espero que este artigo o faça olhar para as botas com um olhar renovado. O mundo do calçado clássico não é composto inteiramente por Oxfords. Partilhe os seus looks no Instagram com a hashtag #bomhomem.

One thought on “Tipos de Botas Clássicas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s