Guia Simples sobre Sprezzatura

Pode já ter ouvido a palavra “sprezzatura” aqui e ali e não ter compreendido bem em que consiste, ter ficado confuso ou curioso.

É normal, contudo, este artigo visa não só explicitar o que é o conceito de sprezzatura como também apresentar algumas formas de a aplicar se assim o desejar.

O que é Sprezzatura?

Utilizada pela primeira vez por Baldassare Castiglione, cuja intenção era formar cortesãos que deveriam sempre, quer em atitudes, quer em maneirismo e vestes, serem elegantes mas parecendo que o são completamente sem esforço, como se fosse algo absolutamente natural à pessoa.

O príncipe Charles numa excelente demonstração de sprezzatura.

Aplicada aos dias de hoje, a sprezzatura italiana não é nada mais, nada menos do que a procura de uma elegância, à superfície despreocupada mas que é imperceptivelmente calculada, ou seja quase que parece uma mera casualidade.

É quase a cultivação calculada de erros estilísticos enquadrados numa combinação correta e mais formal.

A verdade é que estes toques são habitualmente muito bem planeados e não um mero acaso ou esquecimento. Pode parecer que o nó da gravata tenha ficado torto devido a descuido ou pressa, mas na verdade é o resultado de algum tempo investido a dar-lhe a aparência desejada.

Como Aplicar?

Aplicar demasiados exemplos de Sprezzatura no mesmo conjunto vai parecer que está propositadamente a ser desleixado, logo aconselho a aplicar apenas um toque de desleixo casual no seu Look. A forma mais fácil de o fazer é simplesmente não apertar aquilo que normalmente é para ser apertado.

O casaco apenas tem um botão apertado e o sobretudo está completamente desapertado.

Experimente deixar o casaco desabotoado, se for um casaco assertoado então a mensagem que passa é a de uma rebeldia verdadeiramente evidente. Mais exemplos incluem o botão de cima da camisa (não o primeiro, esse só se aperta se usar uma gravata ou laçarote), e até a fivela dos seus sapatos de fivela dupla.

Não aconselho a deixar desapertados os botões do colarinho, só se não estiver a usar uma gravata.

Seja mais permissivo com a sua gravata. Use nós assimétricos e não esconda a ponta estreita atrás da ponta larga.

Seja único, descubra formas de se exprimir, não copie simplesmente looks que vê no instagram. A sprezzatura permite-o casualizar mas lembra-se que tudo tem o seu lugar. Num evento verdadeiramente formal quaisquer demonstrações de sprezzatura não serão vistas com bons olhos, e por vezes nem serão aceites.

Espero que este artigo lhe tenha sido útil para desmistificar este conceito.

É fácil cometer erros quando tenta aplicar esta forma de se apresentar, portanto é importante ir com calma e não exagerar.

Se gostou deste post partilhe-o! Siga-nos no instagram e Facebook e partilhe os looks com a hashtag #bomhomem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s