7 Peças que um Cavalheiro Não Deve Vestir ou Usar

Num mundo onde informação duvidosa abunda, assim como a moda rápida, cujo principal objetivo é ser vendida ao maior número de pessoas sem olhar a mais nenhum fator, é importante conseguir perceber quando uma peça, apesar de acessível ou aparentemente funcional, não deve ser usada.

Um Bom Homem que se preza e que conhece a arte de bem vestir saberá o que não deve fazer, mas se só agora iniciou a sua jornada no mundo da moda clássica masculina, este artigo ajudá-lo-á a identificar estes pequenos pecados.

#1 – Peças Pré-Apertadas

Sejam gravatas, laçarotes ou lenços de bolso já dobrados, tudo aquilo que implica um input seu, mas que não necessita desse input, não deverá ser usado. Um verdadeiro gentleman sabe apertar a sua gravata, sabe dar o laço e saberá colocar o lenço no bolso sem ajudas.

gravatas clip on

Os defensores poderão argumentar a funcionalidade, a rapidez ou a simplicidade que estes modelos oferecem mas, eu contraponho com a seguinte metáfora: uma criança que pedale numa bicicleta com rodas laterais auxiliares, sabe andar de bicicleta? Domina a maquina? Ou é dominado por ela, e sem a ajuda das rodinhas não consegue andar? Um homem que use uma gravata pré-apertada (e por isso igual a todas as outras), sem qualquer personalidade ou identidade, usa realmente a gravata? Ou é a gravata que usa o homem?

Injecte identidade nos seus acessórios, aprenda a fazer um nó numa gravata com este artigo (Como Atar o Nó Simples) e a fazer dobras nos seus lenços com estes dois artigos (Dobra Quadrada e Dobra em Coroa).

#2 – Chinelos e Sandálias

Cavalheiros, chinelos usamos na praia ou na piscina, somente. Sandálias não são, de todo, estilosas, nem confortáveis por aí além. Estes são dois artigos muito apreciados na estação do ano mais quente, onde estar fresco é uma prioridade, pode saber mais sobre o assunto neste artigo.

chinelos e sandálias

Contudo, existem alternativas mais frescas para sair do que sandálias ou chinelos, sapatos de vela, mocassins ou até alpargatas são opções mais dignas de um bom homem para calçar no Verão.

#3 – Fatos e Gravatas brilhantes

Este erro é mais típico de senhores e jovens que não têm grande uso ou noção de moda clássica, mas por alguma razão precisam de um fato e de uma gravata. Como querem mostrar o seu estilo a todos os demais, acabam por escolher algo bastante flashy, ostentoso mas também de mau gosto.

shiny suits

Estes fatos brilhantes não só não são apropriadas para a grande maioria dos eventos, para não dizer todos, como também chamam a atenção das pessoas para as suas vestes mas de uma forma negativa. Isto é, não enaltecem o seu corpo ou tapam a suas imperfeições, simplesmente cobrem-no com um brilho que eventualmente afastará as pessoas. O mesmo acontece com as gravatas brilhantes, que estão geralmente reservadas para o estereotipo do vendedor de carros usados, que apenas quer vender o seu lixo e enganar o cliente. Para descobrir quais os três primeiros fatos que deverá comparar, leia este artigo.

#4 – Meias de Desporto

A não ser que esteja dar no duro não existe qualquer razão para vestir meias de desporto no seu dia-á-dia. Estas meias ficam deslocadas de quase todos os outfits, e mesmo que esteja vestido de uma forma completamente casual, elas não são adequadas.

meias deporto

Se é um cavalheiro com um estilo mais clássico então umas meias em algodão, seda ou Cachemira são muito melhores, mais finas e confortáveis. Pessoalmente prefiro até ao joelho pelo conforto extra, e porque considero que os tornozelos não devem estar expostos quando usa calças, mas essa é a minha opinião.

#5 – Gravata com o botão de cima da camisa desapertado…

Eu compreendo, apertar o botão de cima parece desconfortável, e quando coloca uma gravata fica impossível. Aqui vai um segredo, não é suposto sentir o pescoço apertado, só  levemente abraçado, sem causar desconforto. Para saber como deve servir corretamente uma camisa, leia este artigo.

botão de cima desapertado
Mike Ross da série Suits. O botão de cima está desapertado. Esta personagem é muitas vezes chamada à atenção devido ao modo de vestir pouco apresentável.

Contudo, deixar o botão de cima desapertado é má ideia. Primeiro porque dá mau aspeto, e quando está de gravata ou é porque tem de ser (e tem de estar com bom aspeto) ou porque gosta muito (e se gosta muito é porque gosta de ter bom aspeto). Em segundo, porque mostra que não percebe muito sobre o assunto, ou a sua camisa não lhe serve, ou  não sabe que tem de apertar o botão de cima. 

#5.5 – …ou botão de cima apertado sem uma gravata posta.

Tenho visto recentemente esta moda nova de andar com a gravata (ou polo) com os botões todos apertados até cima, juntamente com a camisa fora das calças.

botão de cima desapertado 2
Botão de cima apertado mas sem gravata. 

Fique ciente de que o botão de cima é apenas para ser apertado quando usa uma gravata. Se não está a usar, então não o aperte, esse botão serve para estreitar o seu pescoço porque vai entrar um detalhe estrutural nessa mesma zona. Sem esse detalhe (adivinhou, é o nó da gravata), estreitar o pescoço deixa de fazer sentido.

#6 – Calças com Bolsos de Lado

calça com bolsos
A imagem fala por si.

Outro exemplo de funcionalidade absolutamente excepcional mas também desnecessária. Calças ou calções com bolsos de lado são muito úteis para algumas profissionais, mas quando não está no trabalho são um sonante não para o seu guarda-roupa. Desequilibram a sua silhueta e levam-no a carregar consigo mais tralha que provavelmente não precisa, que por sua vez estará nos seus bolsos a fazer peso.

#7 – Gravatas e Lenços a Condizer

Existem à venda conjuntos de gravata e lenço a condizer (muitas vezes são até brilhantes) mas desengane-se, não deverá usá-los ao mesmo tempo. O seu lenço deverá primariamente focar-se na cor da sua camisa, se quiser uma regra simples e fácil de seguir. Ou, poderá também ser de outra cor mas com elementos já presentes no seu outfit para que este seja harmonioso.

lenço e gravata a condizer
Simplesmente não funciona.

Pronto, se conseguir aplicar estas dicas simples vai certamente estar um passo à frente dos demais. Muitas destas coisas ainda são desconhecidas para muitos bons homens, e como tal, cabe-lhe a si agora, passar a palavra. Siga-nos no Facebook e instagram, e partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s