Sapatos Clássicos com Calças de Ganga

Habitualmente tendemos a separar o clássico do casual e fica-se por aí. Mas a verdade é que é muito possível e bastante elegante misturar ambos estilos com bom gosto.

Quem por norma se veste de uma forma ou de outra há-de ter uma coisa ou outra, ou seja, há-de ter sapatos clássicos ou calças de ganga. Saber misturar as duas coisas pode ser interessante porque refina o estilo casual e descontrai o estilo clássico, ficando um blend elegante, apresentável e distinto do habitual. Seja o seu habitual a ganga com ténis, ou fato com sapatos.

Detalhes a Reter

Como deve imaginar se fosse tão simples como escolher umas jeans ao calhas e uns sapatos quaisquer então a razão deste artigo existir era nula. É importante perceber que dentro de uma família de artigos existem variantes e apenas algumas podem ser combinadas.

Esta combinação é versátil porque apenas engloba metade de uma indumentária. Se quiser um aspeto mais casual é fácil vestir um polo ou uma t-shirt simples mas um outfit perfeito para momentos descontraídos. Se o que pretende é ir para o escritório então é preferível vestir uma camisa mais formal e complementar tudo com um blazer para um dress code mais “business casual“.

Que Sapatos Funcionam?

Porque é que isto é importante? Porque numa combinação como a que pretendemos é necessário respeitar o meio termo e evitar extremos. Não deve usar peças verdadeiramente formais nem puramente casuais.

Existem vários tipos de sapatos mas numa primeira instância e análise o que vai definir o seu nível de formalidade é a cor.

A não ser em casos muito específicos o preto não vai funcionar muito bem, é demasiado formal. O que deve fazer é escolher uma cor como o castanho, conhaque, champanhe ou camel. São as melhores cores para conjugar com calças de ganga.

Tenha em atenção logo a seguir ao tipo de sapatos que usa. Ainda não escrevi um artigo sobre tipos de sapatos (um dia destes) mas saiba que os mais formais não deverá usar com ganga.

Vamos recordar um pequeno gráfico usei num artigo passado:

shoe inforgraphic.png

À esquerda temos calçado mais casual, mocassins e sapatos de vela, à direita temos derbys e oxfords.

Nos primeiros as diferenças são notórias e pode utiliza-los com calças de ganga sem grande problema independentemente da cor. Uns mocassins azuis, castanhos e até pretos ficam bem com calças de ganga.

Nos sapatos da direita é mais complicado, os primeiros são sapatos derby e identificam-se pelo sistema de aperto aberto, no caso dos oxfords temos o contrários. O sistema de aperto é fechado e por isso mais formal.

ox and der-100

Se estiver a usa oxfords mantenha-se nas cores claras, quanto mais claro melhor, castanho, camel e por aí adiante.

No caso dos derbys pode utilizar o preto mas tenha em atenção à lavagem da ganga.

Existe outro tipo de sapatos clássicos que eu adoro e recomendo muito para combinar com calças de ganga. Falo dos sapatos com fivela, especialmente com fivela dupla.

Se não conhece veja a imagem abaixo. Já os mencionei anteriormente.

IMG_6409
Sapato com fivela dupla, em inglês double monk-strap shoes.

Este tipo de sapato apesar de clássico é mais casual que os derby ou oxford e como tal é perfeito para conjugar com ganga em qualquer cor (menos preto) e material (exceptuando peles exóticas, que nunca recomendo).

Portanto a regra do polegar é a de escolher cores claras e elegantes e deixar o preto para eventos mais formais. Sapatos com brogues funcionam também muito bem desde que não sejam pretos.

Então assim que tipo de calçado clássico não deve utilizar? Oxford de corte único (wholecuts) são o exemplo, são demasiado formais e não devem ser emparelhados com ganga.

herring_chaucer_in_rosewood_calf_1
São Oxfords devido ao sistema fechado mas são feitos de uma tira única de pele o que confere uma formalidade superior.

Como pode perceber no caso dos sapatos o mais importante a ter em conta é a cor em si.

O que vai variar agora é mesmo as calças de ganga que vai utilizar.

Lavagem da Ganga

A ganga pode ter várias lavagens, mais claras ou mais escuras, com manchas e pode ainda ter vários apontamentos como costuras especiais e costuras extra para adicionar detalhes relativamente interessantes. Assim como rasgões para aquela malta jovem (eu rasgava as minhas manualmente) que deverá evitar.

Assim sendo para conjugar com sapatos mais clássicos deve em primeiro lugar escolher uma peça sem grandes detalhes extra, nada de costuras à frente, bolsos de lado, desenhos ou rasgões.

dark wash jeans with chukkas
Lavagem escura é a mais versátil se quer conjugar com sapatos clássicos e ou botas menos casuais.

Quanto mais escura for a lavagem para formal os jeans se tornam, como tal deverá sempre optar por jeans escuros para fazer par com sapatos. Sejam eles castanhos ou nas outras cores que recomendei. Se voltar ao gráfico da formalidade do calçado acima saiba que quanto mais à esquerda estiverem os seus sapatos mais claras podem ser as suas calças, nunca podendo ser aquele azulinho muito casual. Para vestir com derby, oxfords ou mono-straps então têm mesmo de ser calças escuras, qualquer sinal de claridade vai destoar.

lighter jeans with black shoes
O preto não combina muito bem com esta lavagem mais clara.

Lembre-se que pode sempre substituir os sapatos por botas, sejam elas botas mais clássicas ou chukkas, botas Chelsea ou até botas em camurça.

Conclusões

Sinceramente as conclusões são simples. Com base em tudo aquilo que disse anteriormente neste artigo já deve saber que apenas de evitar sapatos pretos e calças claras.

Com o tempo vai conseguir conjugar mais facilmente diferentes tipos de sapatos clássicos com várias calças de ganga com diferentes lavagens, sejam mais ou menos claras. Quando comprar sapatos vai olhar para as opções existentes com olhos diferentes e tentar perceber se são adequados para utilizar normalmente com outfit mais formais e casuais.

Ter estas noções também ajuda-lo-á a estar sempre elegante e favorecido mesmo em momentos mais casuais e descontraídos. Claro que pode escolher ignorar as minhas dicas mas ficará sempre em desvantagem face a alguém mais conhecedor.

Deixe o seu comentário abaixo sobre que outros artigos gostaria de ver no blog! Obrigado por ler!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s