À Mesa: Malhadinha Rosé 2017

Há muito que não postava nada relacionado com vinhos no blog, com muita pena minha pois não só há muitos vinhos bons no mercado para degustar e falar, como agora no Verão tenho a época propícia para trocar impressões sobre brancos e rosés.

Recentemente tive o prazer de ter à mesa o Malhadinha Rosé 2017, o novo rosé da Herdade da Malhadinha Nova. Esta referência em especial apenas é lançada em anos excepcionais, a última colheita foi de 2015.

6563b1c8-c305-4d23-89b0-fd1a59571833

A garrafa vem envolvida em papel com um selo embelezado com o logotipo da gama Malhadinha, um pormenor especial e diferenciador, característico de um vinho desta gama.

A primeira coisa que salta à vista é a cor fantástica do vinho, salmão claro e misterioso. A garrafa também já de si é invulgar e chamativa, convida a pegar e a ler o contra-rótulo.

Os produtores descrevem o vinho como: “especial como uma jóia”, descrição confusa para alguns mas basta cheirar o complexo bouquet para entender que este rosé não é normal.

2a04f34d-62bb-46e8-83bd-ffb9c7b46499

Na boca é muito guloso e mais pesado do que um rosé comum, fruto da sua complexidade e profundidade. Fruta fresca a dominar mas sempre com uma pitada de madeira presente, invulgar em vinhos rosés.

Acompanhou uma lasanha de soja, um prato pesado e a degustação foi impecável. Não consigo dizer se acho que um prato mais leve faria sobressair mais o vinho, ou se este vinho tem mesmo de ser emparelhado com um prato mais pujante para manter o equilíbrio. No entanto não tenho dúvida que se deitar mãos a uma garrafa não ficará desapontado.

5d00665a-86ba-4299-861b-868203c14f83

Não o beba gelado, existem muito cavalheiros (e gentis damas) com a ideia que vinhos brancos e rosés devem ser bebidos gelados, nada mais longe da verdade. Beba fresco, mas não gelado.

Pode encomendar este vinho no site da Malhadinha Nova ou em distribuidores selecionados por todo o país, cada garrafa custa 25€.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s