3 Razões Porque Deve Vestir-se Melhor

Uma das razões que me levaram a começar este projeto do Bom Homem foi a necessidade de partilhar o que ia aprendendo sobre estilo clássico e como este afeta o homem e tem impacto tem nas outras pessoas.

Vou descrever três razões importantes que são consequência de começar a vestir-se melhor no seu dia-à-dia. Podia enumerar várias coisas que vão mudar na sua vida também, mas para já vamos apenas concentrar-nos nestes três argumentos essenciais.

  • Vai Dar-lhe Mais Confiança

Muitas peças espelham (ou estão tradicionalmente ligadas a uma imagem de) poder e portanto de uma forma geral transmitem essa força, essa confiança ao homem que as veste. Por exemplo, um fato vai fazê-lo sentir-se mais confiante e poderoso e é essa a imagem que fica no subconsciente das pessoas. Se preferir um exemplo mais casual, colarinhos também possuem este efeito em menores quantidades, daí um polo ser sempre uma melhor opção do que uma simples t-shirt. Se quiser um exemplo um mais concreto, olhe para o uniforme da polícia com atenção. Camisas, colarinhos, foco nos ombros, tudo para projetar uma imagem de autoridade.

IMG_9970

A imagem que outras pessoas vão ter de si pode ser bastante importante (acredito que já saiba isto), pode ser o factor que vai fazer a diferença entre conseguir aquele crédito ou não. Pode fazer a diferença quando educadamente pede atenção para alguma coisa num serviço público, num restaurante, etc.

Não quero com isto dizer que é muito importante o que as pessoas pensam de si. A atitude do “não quero saber” é normalmente algo que joga sempre muito a seu favor, mas não subestime o poder das primeiras impressões.

Dia após dia vai notar alterações na forma como as pessoas o tratam, e a mudança (predominantemente positiva) vai impulsionar a sua confiança.

  • Vai Poupar Dinheiro a Longo Prazo

Ao começar a vestir-se melhor vai querer ter peças boas e que goste. Isto significa que vai prestar atenção a determinadas coisas, vai aprender a identificar qualidade e a ter mais cuidado e pensar um pouco mais nos investimentos que faz, e não me refiro apenas a vestuário. Ao comprar peças melhores, sempre com mais ponderação e intenção vai acabar por gastar menos a longo prazo e os seus pertences vão durar-lhe muito mais, especialmente se souber tratar bem do seu guarda-roupa. No fim de contas vai apenas comprar aquilo que realmente precisa e adora, portanto não vai ter roupa parada no armário a estragar-se. No fundo isso seria dinheiro jogado fora.

IMG_3690
Sempre bem tratados, estes duram há quase quatro anos.

Tenha sempre em conta o conceito do Custo por Utilização quando pondera uma compra. Se não conhece este termo, recomendo a leitura do seguinte artigo: “Custo por Utilização – O Que é?”todas as compras que eventualmente faço têm por base uma análise deste conceito.

  • Vai Torná-lo Mais Responsável, Atento e possivelmente Competente

Vestir-se bem requer atitude e intenção, não vai conseguir dar este passo a não ser que esteja atento e se vista com intenção. Com o tempo vai tornar-se mais fácil.

O que recomendo é sempre preparar o seu outfit na noite anterior, tenha a sua roupa já engomada e pronta a ser vestida. Não só assim elimina eventuais erros ou enganos e impede esquecimentos no dia seguinte, como de manhã poupará tempo e poderá preparar-se com calma.

studio-shot-of-man-wearing-bow-tie

Vai ficar mais atento a pormenores, vai ficar mais responsável como consequência de viver e de se vestir com intenção. De forma a não se trair a si nem às novas expectativas de terceiros após começar a ter em conta a sua indumentária, vai tentar tornar-se mais competente e confiável. Vai realizar esforços e melhorar como pessoa, porque no fundo o que conta é a substância.

Espero tê-lo ajudado e ter lançado nova luz sobre os positivismos de alterar ligeiramente o seu estilo de vida. Alterar com calma o seu guarda-roupa e lentamente sentir algumas mudanças no seu dia-à-dia será também uma quarta vantagem de se começar a vestir melhor.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s