O que Significa ser um Gentleman?

Antes de mais, um excelente 2020 para todos os Bons Homens e restantes cavalheiros nesta jornada.

Hoje em dia fala-se e utiliza-se muito a palavra gentleman, diga-se cavalheiro, sem haver uma real noção do que realmente significa esse termo popular.

Ser um cavalheiro é uma jornada e não um destino. Aquilo que o senhor faz torna-o um cavalheiro, não o que ele possuí ou o que os outros dizem.

É importante perceber que a definição de gentleman mudou ligeiramente ao longo do tempo. Já significou ser um homem que não trabalhava, seja por ser de ascedência aristocrática ou nobre, em todo o caso é sempre um senhor elegantemente vestido e de trato gentil.

Esta definição já não é apropriada para os dias de hoje, um homem até poderia cumprir todos os requisitos supra-citados e mesmo assim não ser um verdadeiro cavalheiro. O carácter é também muito importante e, para ser um bom homem é importante ter isto em consideração.

Segue-se uma compilação de características que acredito serem constituintes da definição de um Bom Homem, um gentleman, um verdadeiro cavalheiro.

repeito gentleman bom homem

Respeito

Um cavalheiro trata as pessoas com respeito. A expressão “trate os outros como gostaria de ser tratado” pode vir logo à mente do leitor, e é um bom lema para começar, mas acredito que podemos levar o conceito mais além.

As pessoas deverão gostar de estar na companhia de um cavalheiro e portanto se é sua ambição ser reconhecido como um, tem de fazer por isso. Deve tentar tratar as pessoas como elas gostariam de ser tratadas. Sempre dentro dos limites do bom senso, pois não deverá abalar as suas convicções apenas para fazer a vontade a alguém, especialmente se não for ninguém importante para si.

boas maneiras gentleman bom homem

Boas Maneiras

Um Bom Homem tem maneiras. Isto pode querer dizer várias coisas. Essencialmente quer dizer que um gentleman tem a atitude certa nos momentos certos. Não deverá agir de forma desapropriada nos mais diferentes contextos da sua vida. Alguns são muito simples e não passam das bases da boa educação, como não mastigar de boca aberta. Outros, são mais específicos, como não começar a comer antes do anfitrião, ou atravesar-se à frente das pessoas ao entrar para transportes públicos. Isto inclui estar vestido apropriadamente para as diferentes situações da sua vida.

Isto é, um gentleman sabe comportar-se nos contextos que conhece e é empenhado em saber comportar-se em situações que ainda não viveu.

MENTE ABERTA gentleman bom homem

Mente Aberta

Um cavalheiro tem convicções fortes, e acredita naquilo que diz, pois as suas palavras nunca deverão ser insípidas. Contudo, deve também ter a mente aberta.

Tem a capacidade de perceber que, por vezes, a sua forma de pensar e de ver o mundo poderá não ser a mais correta. Como tal, está aberto a novas formas de pensar e pensamentos novos são todos dignos de atenção.

auto apreciação gentleman bom homem

Auto Reflexão e Apreciação

É importante conseguir olhar-se ao espelho e conseguir discernir que algo não está bem. Também é importante conseguir avaliar, aceitar e congratular-se quando faz um bom trabalho.

Ser auto-crítico e exigente, são capacidades inerentes a qualquer gentleman, mas ser justo é, sem dúvida, uma das mais importantes.

Por vezes é de suma importância parar e refletir sobre a sua vida e o seu rumo atual, e decidir se o seu caminho atual é o mais certo. Normalmente há alguém na sua vida que o faz parar para pensar, mas um Bom Homem conseguirá, por vezes, fazer isso por si só.

VESTE-SE BEM GENTLEMAN BOM HOMEM

Veste-se Bem

Um cavalheiro tem de se vestir bem. Não só porque vestir-se bem é uma questão de boas maneiras, algo discutido acima, mas também porque revela bom gosto, sofisticação e respeito pelos demais, contudo, acima de tudo isto, revela respeito por si próprio, pelo Homem que é.

O que significa que um Bom Homem não se contenta com o mínimo exigido, veste-se bem e com intenção e por isso procura sempre artigos de qualidade, que o ajudarão a apresentar sempre o melhor de si, por muitos anos, salvaguardando as suas finanças.

TEM PAIXOES GENTLEMAN BOM HOMEM

Tem Paixões

Muitos homens têm paixões, mas é sem dúvida algo necessário para o interesse inerente de um indivíduo. Um gentleman é sem dúvida uma pessoa interessante.

Tem interesses e investe neles, mesmo que não sejam compreendidos, apreciados ou partilhados pelos seus pares.

Isto também significa que um cavalheiro é um homem numa busca constante por conhecimento. Tenta sempre alimentar essa fome de informação e alcançar um nível superior de sabedoria.

confiável gentleman bom homem

É Confiável

Um senhor deste calibre quando diz algo não é em vão. Por conseguinte, pode-se esperar sempre que as suas ações coadunem com as suas palavras. É alguém em que se pode confiar, seja para ajudar, aconselhar ou simplesmente ouvir.

orgulhoso e confiante gentleman bom homem

É Orgulhoso e Confiante (Mas Não Arrogante)

É uma linha ténue e difícil de trilhar. Um Bom Homem sabe o que vale e por isso age com confiança nas suas capacidades mas, sabe quando algo é demais para si. Logo não vive de forma irrealista e enganadora.

Compreende que não deverá exagerar, pois sabe que a confiança e a arrogância são facilmente confundidas entre si.

PADRÕES ELEVADOS GENTLEMAN BOM HOMEM

Tem Padrões Elevados

Um gentleman não se contenta com o mínimo aceitável, sendo característica não se satisfazer com pouco, ou com o caminho mais fácil.

Um verdadeiro senhor gosta de fazer as coisas bem feitas e gosta de coisas com qualidade. Isto está diretamente relacionado com a constante busca por conhecimento. Só assim um cavalheiro pode identificar, procurar e exigir qualidade.

Está Numa Jornada

Ser um cavalheiro, um gentleman, um Bom Homem é uma viagem, uma procura incessante e diária para alcançar um ideal inalcançável de uma perfeição que não existe.

O que significa que o cavalheiro é instrisicamente um homem, uma pessoa imperfeita. Mas é uma imperfeição assumida e equilibrada pela busca eterna do seu oposto inatingível.

Só assim pode um homem, uma pessoa, melhorar e fazer sobressair as suas virtudes e evoluir de dia para dia. Confrontando os seus pontos fracos e diariamente encontrando caminhos que o levam à auto-superação.

Ser um gentleman é algo que ele próprio não atinge, por si só, pois esse é o destino de uma viagem sem fim, cuja confirmação de chegada terá de ser reconhecida repetidamente pelos seus pares. Na convivência constante com outras pessoas. Tendo estes, também, o reconhecimento do Bom Homem.

Espero que este artigo o tenha feito pensar e que o leve a valorizar os seus esforços diários para se tornar uma melhor pessoa, pois ser constantemente uma pessoa melhor é também intrínseco com ser um cavalheiro. Celebre as pequenas vitórias e não perca o foco.

Siga-nos no Facebook e Instagram e partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s