Estilo Peaky Blinders adaptado a 2020

A última série televisiva que vi em 2019 foi o célebre drama da BBC “Peaky Blinders”, vagamente baseada na ascensão ao poder do gangue verdadeiro que actuou em Birmingham no final do século XIX.

A série pode não ser historicamente precisa, contudo podemos inspirar-nos nos looks da série, estes também cada vez mais populares.

Peaky-Blinders-2
Os Peaky Blinders com as suas boinas.

Ainda assim, a série passa-se no início do século XX e como tal alguns elementos poderão já não ser ajustados aos dias de hoje, como iremos ver.

Pretendo então com este artigo adaptar os looks dos Peaky Blinders aos dias de hoje, tornando-os mais modernos e utilizáveis, contudo sem nunca perder o charme que os caracteriza.

Vamos por partes:

#1 – A Boina Oitavada ou Boina de Jornaleiro

A imagem de marca dos Peaky Blinders, a boina, na série com a adição das lâminas cosidas na pala, ainda que efetivamente não haja qualquer prova que o tenham feito na vida real, até porque nem tinham sido inventadas naquela altura.

real peaky blinders
Os verdadeiros Peaky Blinders com as lendárias boinas. À direita, Thomas Hilbert, alegado líder do grupo, e o único com alguma idade.

Muito popular entre a classe trabalhadora na altura, e hoje em dia também a viver um renascimento e a retornar às cabeças dos mais diversos bons homens.

Qualquer boina serve mas, uma boina de jornaleiro ou uma boina oitavada resultam melhor. São boinas cujas palas são ligeiramente curvas e com mais tecido no seu corpo. A oitavada está dividida em oito partes de tecido cosidas umas às outras.

two caps
A da esquerda é a típica de jornaleiro, a da direita parece uma junção entre as duas.

Preferencialmente os tons escuros estão mais adaptados à finalidade a que estamos propostos, como um cinzento escuro ou o preto.

Pode apostar num padrão em espinha ou pés-de-galo, desde que o tom neutro se mantenha, preservando assim a sua subtileza.

Estes artigos encontram-se com alguma facilidade na internet, mas também pode acha-los em alguns comércios tradicionais.

A boina é a imagem institucional do grupo, um look à Peaky Blinder nunca ficará completo sem uma.

Onde comprar? A Fábrica dos Chapéus

#2 – Fato de 3 Peças (ou um bom substituto)

O traje habitual dos constituintes deste grupo criminoso de Birmingham é um fato de três peças, ou seja, um fato com colete, habitualmente em preto ou em cinzento.

Seria absolutamente espetacular se de repente muita gente começasse a vestir este tipo de roupa de forma habitual, contudo acredito que tal não irá acontecer. Por isso, temos de adaptar este look a 2020.

O que recomendo é usar umas calças em cinzento carvão, sempre num tecido pesado e quente (Flanela, algodão,… ) não use chinos porque não irá de acordo ao aspeto quente que o look requer.

pb
Repare que todos os fatos têm um colete a condizer.

Para o colete não opte por um colete formal de fato, em tecido suaves e leves, deverá escolher sempre um tecido mais pesado, preferencialmente com textura. Se não está a usar um fato de três peças, então tente uma cor neutra que harmonize com as calças, como um cinza mais claro, por exemplo.

Isto é, tem de haver contraste suficiente entre as calças, colete e blazer, mas sempre em tons neutros e escuros, a harmonizar entre si.

O blazer, mais uma vez, é melhor ser sempre num tecido semelhante à flanela, ou tweed para resultar bem. Gosto de azul escuro, muito escuro, combinado com o cinzento nas calças.

tweed blazer
Um casaco de tweed azul escuro.

Assim, ficará com um substituto relativamente credível para o fato continuamente mostrado na televisão.

Onde Comprar? Sacoor Brothers, Giovanni Galli, Massimo Dutti, El Corte Inglés.

#3 – A Camisa

As pessoas da classe operária utilizavam camisas sem colarinho, o chamado colarinho Mao. Os Peaky Blinders também utilizam estas camisas contudo com um colarinho destacável e separado, que era colocado por cima da camisa, algo dispendioso para a altura.

detach collar
Os Peaky Blinders vestem algo deste género.

Hoje em dia, não só é incrivelmente difícil encontrar este acessório (as camisas Mao encontram-se com relativa facilidade), como é algo completamente desapropriado para o nosso dia-à-dia.

colarinhos
Dois tipos de colarinhos que funcionam muito bem.

Como tal, camisas com colarinhos normais, ou ligeiramente afastados (spread ou cutaway collars) funcionam bem melhor. Pode elevar ainda mais a autenticidade do Look de duas formas:  pode optar por um colarinho redondo (Club collar), ou uma camisa com um colarinho contrastante (Winchester collar). Atenção a este último, deverá sempre pautar pela subtileza, procure manter o contraste entre o azul claro e o branco.

Recomendo manter-se em tons neutros, claros e pastel como branco, cinza claro e azul claro. Pode tentar arriscar em cores mais arrojadas mas sempre em tons pastel para não embater fortemente com o resto do conjunto.

Onde Comprar? Zara Men, Sacoor Brothers, Alfaiatarias tradicionais.

#4 – As Botas

Mantendo a concordância com a “farda” da classe operária, os Peaky Blinders calçam todos botas pretas de couro, muitas já gastas e de aspeto rural, próprias para terrenos e estradas menos planas.

Vamos manter a ideia, mas modernizá-la. Botas clássicas com ou sem brogues, em preto, completam o Look.

boots
Estas servem perfeitamente, com sola de borracha ou couro.

Preferencialmente em preto, mas julgo que um castanho avermelhado escuro também pode resultar bem, por ser menos formal e monótono.

Onde Comprar? Cortefiel; Foreva; Sapatarias especializadas.

#5 – Um Sobretudo

Devido às temperaturas baixas, os rapazes usam um longo sobretudo por cima do seu fato. Habitualmente em cores escuras e com lapelas em V, alguns usam assertoado, outros de abotoamento ao centro.

overcoat
Este serviria perfeitamente.

Acredito que não seja essencial, mas durante o inverno só tem a ganhar.

Tem assim um look à Peaky Blinder totalmente reconhecível mas moderno, ainda assim, pode completá-lo melhor com alguns acessórios.

Onde Comprar? Mango Men, Sacoor Brothers, El Corte Inglés

#Acessório 1 – Uma Gravata (ou Laçarote)

Nunca em seda lustrosa e brilhante, mas sim tricotada ou em algodão, uma cor escura e neutra mas que não chame muito à atenção.

c185a12b-b040-49aa-be9b-3e01210a96a7
Discreta e escura.

Pode arriscar um padrão, mas mantenha a discrição. O Tommy Shelby e os irmãos mais novos preferem gravatas discretas mas o Arthur Shelby, o irmão mais velho e cabeça quente, mostra o quão arrojado é com a utilização de um laçarote, pode seguir o seu exemplo e apostar num acessório destes, mantendo as mesmas linhas de orientação da gravata.

Onde Comprar? Praticamente todas as lojas que vendam gravatas.

#Acessório 2 – Uma Corrente (discreta) ou Um Relógio de Bolso

Todos reparamos nas correntes que ornamentam os coletes da família Shelby, com um relógio de bolso no fim, se conseguirmos um, perfeito. No entanto não é preciso ir tão longe, uma corrente basta perfeitamente, nada de algo muito brilhante nem que chame muito à atenção, procurando algo simples mas elegante no seu colete.

Juntando tudo tem um conjunto absolutamente irrepreensível, se o que pretende é adoptar o elegante mas relativamente discreto aspeto do grupo.

Onde Comprar? Esta é complicada…. feiras de velharias e lojas de alta relojoaria.

Extra: Versão Casual do Look Peaky Blinder

É possível, se pretender sacrificar a mística retro do look, tornar mais casual o conjunto baseado no do grupo fictício.

Recomendo trocar o tipo de calças expostas acima por umas calças de ganga de lavagem escura. Mantenha o resto, a camisa branca e o colete.

Pode clarear os cabedais, a pele das botas e do cinto podem ser castanhas de tons claros a escuros, tem agora mais liberdade para escolher cores que gosta.

Ainda assim, a boina é essencial, se perder a boina perde também a alma do conjunto. O que é o oposto do pretendido.

casual pb
Vamos ser homenzinhos e concordar que este trabalho de photoshop está espetacular.

Com estas sugestões já será capaz de reproduzir fielmente o aspeto geral de um Peaky Blinder.

Gostaria apenas de relembrar que os Peaky Blinders não são cavalheiros alguns. São criminosos cujas ações são condenáveis. Não possuem nem procuram possuir todas as qualidades que os tornaria bons homens na jornada do cavalheirismo.

Podemos entretanto, retirar alguma inspiração estilística dos conjuntos que a série nos apresenta.

Espero que tenha gostado deste artigo e que o tenha achado pertinente. Partilhe o seu look Peaky Blinder com a hashtag #bomhomem e siga-nos no instagram em @bomhomemblog.

 

 

 

 

One thought on “Estilo Peaky Blinders adaptado a 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s