Guia de Gravatas Tricotadas

Adoro gravatas, são um acessório incrível. Complementam um conjunto, adicionam cor e colocam um ponto final na formalidade ou gozam com a mesma.

Gravatas tricotadas são as irmãs mais versáteis das gravatas tradicionais. Conseguem formalizar levemente um look mais descontraído ou tornar menos monótono um conjunto mais formal.

gravatas tricotadas
Cinco exemplos de gravatas tricotadas.

A seda, lã, algodão, entre outros materiais (até os sintéticos) são tricotados de forma a terem esta aparência e textura tão características.

Mas existem mais diferenças, enquanto as gravatas normais são mais estreitas em cima (na zona onde fará o nó) e vão ficando mais largas, terminando numa ponta em bico, as gravatas tricotadas têm geralmente a mesma largura ao longo de todo o seu comprimento, terminando numa ponta horizontal. Por vezes pode encontrar este tipo de gravatas com a ponta em bico também, contudo é raro.

largura das gravatas
Repare na diferença de largura entre as duas.

Estas gravatas são fenomenais, adicionam textura extra ao look, sem formalizar em demasia, logo tornam-se mais fáceis de usar e dominar.

Podem ser usadas em quase todos os contextos em que usaria as outras gravatas convencionais, contudo se for a um evento realmente formal, ou em que seja necessário levar um fato preto, não são adequadas por não serem formais o suficiente.

IMG_0440
Um padrão típico destas gravatas.

As de 100% seda são as melhores por serem feitas de materiais superiores. Existem umas de seda tão grossas, feitas de uma forma tão específica e antiga que ficam muito bem tricotadas que ao tocar nestas, fazem um ruído característico chamado o “choro da seda”, as cri de la soie, são artigos difíceis de encontrar nas lojas comuns e bem mais caros que gravatas tricotadas normais.

c185a12b-b040-49aa-be9b-3e01210a96a7
Um look muito azul com uma gravata tricotada.

Aconselho primeiro a adquirir algumas de cores sólidas e depois, se preferir, arranjar algumas com pradrões, mais divertidas e casuais.

Relativamente a nós, acredito que se deva ficar pelo nó simples, também chamado de four in hand. Devido à forma como são feitas, outros nós vão tornar-se muito grandes e maçudos, e como tal, o nó simples é o mais indicado.

Gosta de gravatas tricotadas? Já conhecia? Se sim, espero que tenha aprendido algo interessante. Partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem e siga-nos no instagram.

 

One thought on “Guia de Gravatas Tricotadas

  1. […] Desde lenços de bolso no casaco a chapéus se gostar. Dependendo do sítio onde vive e das temperaturas que se fazem sentir pode tirar também os cachecóis e luvas do armário. Pode começar a usar gravatas, especialmente as tricotadas ficam especialmente bem nesta altura do ano. Pode saber mais sobre Gravatas Tricotadas neste artigo. […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s