Colarinhos de Apertar

Tenho visto isto muitas vezes:

button down collar

Sabem o que é isto? 

Para 90% dos homens é desleixo. Deixem-me explicar-vos, esta camisa tem um colarinho de apertar, um apontamento que está aparentemente outra vez na moda, ou pelo menos é o que acho porque há dois anos  não via nada disto e agora toda a gente tem um colarinho destes.

Isto é muito giro, até porque o colarinho de apertar é uma alternativa interessante aos colarinhos comuns que vêem todos os dias, podem ser mais ou menos formais dependendo do resto do outfit e acima de tudo seguram o colarinho no sitio, o que pode ser importante para a malta que habitualmente anda com isto tudo virado (e a parecerem uns labregos).

Este tipo de colarinho tem origens mais informais, aparentemente foi adoptado primeiramente por jogadores de polo, que chegaram à brilhante conclusão que golas nos olhos obstruí a vista e impede a boa performance no jogo, e portanto decidiram arranjar uma alternativa que impede a entrada de objectos estranhos no campo de visão.

Nunca vi polos destes à venda mas gostava de ter um. No toca a camisas, estes colarinhos estão em todo o lado. Em todo o lado estão também homens que não os apertam.

Foi em 2014, mesmo no início da minha jornada para me tornar um homem a quem não recusam uma mesa num restaurante, que um bom homem (mais velho e sábio que eu) me disse: “Se usas uma camisa com um colarinho de apertar, aperta-o sempre, caso contrário, pareces um cigano mal vestido”.

A verdade é que única altura em que os botões do colarinho deverão estar desapertados será quando estiverem a fazer um nó a uma gravata. E mesmo assim, cuidado. É possível puxar para cima o nível de formalidade deste colarinho mas demais ficará mal. Se forem utilizar uma gravata com uma camisa destas, utilizem uma gravata de malha (ou de outro material, tem é de ser tricotada, uma knit tie, por ser a gravata mais informal que existe.

Se estiverem a vestir uma camisa oxford, apesar de outros materiais conseguirem este efeito, reparem na elegância da curva do colarinho, que só pode ser encontrada neste tipo de colarinhos.

button down collar 2

Agora sim. Não se esqueçam é de comprar umas camisas com colarinhos normais de vez em quando.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s