Peça Mais Versátil – Camisa

Quando começamos a refazer o nosso guarda-roupa, e chega a altura de gastar dinheiro a verdade é que muitas vezes cometemos erros e acabamos por gastar dinheiro mais vezes do que o necessário porque gastámos mal à primeira.

Seja porque não gastamos o suficiente na peça certa, ou porque se gasta demais nas peças erradas. Seja como for, quem paga barato paga duas vezes, e quem paga por algo que não vai conseguir vestir, vai ter de pagar outra vez.

A verdade é que há peças nas quais faz sentido gastar dinheiro. As peças super versáteis, que ficam bem com tudo e que podem ser utilizadas numa variedade de situações são aqueles onde cada bom homem deve saber que pode gastar o seu dinheiro, porque não só vai ficar bem servido como também vai utilizar a peça em questão muitas vezes. Um dia falo-vos do “Custo pela Utilização“.

No mundo das camisas há muito mato para desbravar, muitos caminhos sinuosos para nos perdermos, ou seja, a possibilidade de erro é elevadíssima.

Sendo assim, qual o tipo de camisa que qualquer homem pode utilizar nas mais variadas situações, com talvez o maior número de conjugações possíveis, que fica bem com tudo e onde não deve haver medo de gastar? – Fácil, uma camisa azul clara.

Claro que “camisa azul clara” é uma definição tão vaga que quase de certeza que mais de metade dos homens que lerem, estão a ler ou vão ler isto podiam ir a uma loja e fazer borrada na hora de escolher uma camisa azul. Foi a primeira ou segunda camisa que comprei quando comecei a alterar o meu guarda-roupa e percebi rapidamente que até podia ter 5 camisas destas iguais e andava bem a semana toda.

Portanto, versatilidade, o azul claro é cor de camisa mais versátil. Podiam pensar no branco, e sim, o branco também é super versátil mas o azul claro ainda é mais. Fica bem com calças azuis escuras, calças de ganga, calças camel, calças brancas, calças pretas (não vistam uma camisa branca com calças pretas a não ser estejam a usar um tuxedo ou a servir às mesas), calças cinzentas, calças vermelhas, etc. etc…

O vosso guarda-roupa deve ser combinável entre si  e a camisa azul clara combinará tudo o resto (menos calças azuis claras, acreditem em mim, eu tentei e não resultou). Caso aquilo que tenha não combine entre si, o que vai acontecer é que vai haver um determinado número de peças que só utilizarão duas ou três vezes no mês, e sempre no mesmo conjunto, ou seja, dinheiro desperdiçado.

O material da camisa deverá ser o tecido “normal”, ou seja, pode ser algodão ou uma mistura. Não poderá é ser tecido “oxford” ou outro com uma costura muito densa pela razão de que é pouco formal é portanto menos versátil (e super quente no Verão).

A ideia é que esta camisa possa ser utilizada como uma camisa de cerimónia, ou como uma camisa casual, dependendo do conjunto pretendido.

Os punhos deverão ser em barril, nada de punho francês para esta camisa em específico (podem ter outra com punhos franceses para o Inverno, se gostarem disso), porque lembrem-se, ela tem de ser versátil, ou seja será para ser utilizada no Verão e no Inverno, e por favor não tentem arregaçar mangas com punho francês, vão ficar com um look menos que pouco favorável.

Se conseguirem que esta camisa seja sem bolso de peito, melhor!, até porque não deverão utilizar uma gravata com uma camisa com bolso. Até poderão, mas não no começo, caso contrário inúmeras pessoas vão chamar-vos à atenção e dizer que não percebem nada disto.

Há muitos tipos de colarinho, e sinceramente podem escolher qualquer um. A única coisa que deverão ter em consideração é se o colarinho é de apertar. Ou seja, a abertura do colarinho é indiferente, pode ser mais ou menos aberto, isso fica ao vosso critério. Se quiserem um colarinho de apertar lembrem-se que não deverão utilizar uma gravata, e claro, esse tipo de colarinhos é habitualmente mais casual.

A camisa deverá ser comprida o suficiente para ser utilizada dentro das calças sem que a mesma ande a sair de 5 em 5 minutos. Experimentem antes de comprar.

Vamos recapitular, a camisa mais versátil, onde um novato ou homem mais experiente não deverá ter medo de investir, a base de um guarda-roupa de qualquer cavalheiro dos tempos modernos, é uma camisa azul clara, com um colarinho à escolha, de um material leve e fino, sem bolso de peito e punho normal (em inglês chamam-lhe um barrel cuff, punho de barril).

Ter mais que uma é boa ideia, mas para começar ter uma camisa destas que vos assente perfeitamente é um must absoluto, vão sentir-se completamente confortáveis e em 99% dos casos não importa com o que é que vão conjugar, vai sair sempre bem.

 

3 thoughts on “Peça Mais Versátil – Camisa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s