Como Verificar a Qualidade de Uma Camisa…

… especialmente quando existem tantas opções, algumas em saldos e estamos mesmo a arranjar uma desculpa para investir numa peça nova.

Porquê?

Porque no Bom Homem eu defendo comprar de forma inteligente, comprar peças de alta qualidade, intemporais, versáteis e completamente integradas no vosso guarda-roupa. No entanto, (e especialmente quando a palavra “Saldos” olha através das montras para as pessoas que passam, sedentas de mais consumismo) às vezes pode ser complicado avaliar se uma camisa vale o dinheiro, quer seja cara ou barata.

Atenção ao Material

O que quero eu dizer com isto? Não é para terem atenção ao tipo de tecido utilizado, se quiserem uma camisa Oxford comprem uma Oxford, se quiserem uma de cerimónia comprem uma de cerimónia.

Verifiquem a suavidade do tecido. Às vezes basta passar a mão pelo tecido para perceber a qualidade geral da camisa. Verifiquem se os tecidos são naturais ou sintéticos, eu costumo preferir naturais.

Vejam se o tecido fica amaranhado quando apertam, a resistência às dobras e vincos é geralmente sinal de qualidade. Claro que certos tecidos como o linho vincam com muita facilidade e pouco há a fazer.

Atenção à Costura e ao Corte

Sim, é aqui que está o cerne da questão.

A primeira coisa que eu vejo é a atenção à costura, o número de costuras por milímetro (quantas mais melhor) o quão certinhas estão no colarinho, nos punhos e de lado, de cima a baixo. A fraca qualidade verifica-se numa costura descuidada, numa camisa mal cosida, torta e com pouca atenção ao detalhe.

 

camisa 2.png
Costura apertada e direita

 

Se a camisa tiver um padrão verifiquem se o padrão se alinha nos ombros, nas mangas, de lado e no colarinho. Se um padrão alinhar, significa que alguém se deu ao trabalho de o alinhar, significa houve atenção ao detalhe e que provavelmente a camisa é de boa qualidade.

camisa 1.png
Apesar de estar alinhada em alguns lados, não está alinhada em todo o lado. Demonstra que houve algum cuidado, mas não era a prioridade máxima.

 

Mas o assinatura de uma camisa de má qualidade é o corte no sovaco. Não, nem vale a pena rir porque é mesmo importante. Muitas camisas de baixa qualidade, para serem mais adequadas a qualquer pessoa, têm um corte muito largo na entrada do braço (ou seja no sovaco). Isto destrói completamente uma coisa muito importante, especialmente numa camisa de cerimónia, o conforto e a capacidade de levantar os braços sem tirar a camisa de dentro das calças

 

A camisa da esquerda vai sair de dentro das calças muitas vezes durante o dia… a da direita não.

.

Portanto, verifiquem se a abertura é mais fechada, a melhor forma de verificar isto é levantar os braços e ver se o resto da camisa vem atrás. Se vier, volta para o cabide. Se não vier, é um possível bom investimento.

Esqueçam as marcas!

Sim, uma marca não é sinónimo de qualidade, muitas vezes até pode ser mas não quer dizer se seja sinónimo de bem dinheiro bem gasto, ou boa compra.

É muito possível encontrar boa qualidade em marcas mais baratas ou em sítios mais generalistas, ou até em saldos, se souberem para onde olhar.

O Bom Homem pensa antes de gastar o dinheiro, experimenta e avalia a qualidade da peça, sem olhar para a marca. Só assim consegue ter um guarda-roupa com indumentária de qualidade sem rebentar com a conta bancária.

 

2 thoughts on “Como Verificar a Qualidade de Uma Camisa…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s