À Mesa – Quinta do Ataíde 2014 (Douro)

Até agora todos os post que tenho feito no Bom Homem têm sido sobre moda masculina, elegante e intemporal, muito pró-cavalheiro dos tempos modernos.

Contudo, o “logo” que tenho acima, no header do blog diz claramente “Classe & Lifestyle”. Se até agora tem havido foco na classe, e talvez um pouco de lifestyle, o segundo tem sido vastamente renegado para segundo lugar.

Portanto decidi dar lugar a algo que há alguns anos para cá me tem fascinado cada vez mais, nada mais nada menos que vinho, bebida icónica da mesa portuguesa, também apreciada no resto do mundo.

Atenção, sou tudo menos um expert do mundo do vinho, e tudo o que relatar não passa da minha experiência com o néctar.

IMG_3615

Levei hoje para a mesa um vinho duriense, um belo Quinta do Ataíde 2014, tinto da casa Symington, uma das mais icónicas da região.

Já tinha bebido este vinho à uns meses atrás, logo quando foi lançado, e tinha achado que estava um pouco verde, talvez por ter acabado de ser engarrafado. Os entendidos rapidamente disseram que mais uns mesinhos na garrafa e ficaria excelente. Eu já o achava muito bom na altura e quando arranjei esta garrafa pensei: “Lá para Maio abro e vejo como evoluiu.”

IMG_3621

Abri a garrafa hoje (dia 28 de Maio), o cheiro estava vívido, fresco e frutado. Esperava mais evolução no nariz para ser sincero, mas penso que conseguirá agradar a apreciadores de vinho tinto.

Já na boca é um vinho claramente guloso, com alguns taninos perfeitamente percetíveis, com um sabor intenso a fruta madura e… penso ter detetado alguma especiaria não sei onde, e também um toque floral, leve, fino e agradável.

No final é longo e muito guloso, a sensação que fica é aquela se querer degustar outra vez. Se chegar ao fim do copo, quererei avidamente reabastecer.

Acompanhei este vinho tinto com bochechas de porco, e o achou que foi um casamento fabuloso. A carne estava muito tenra e suave, e o vinho mais guloso e intenso equilibrava perfeitamente o conjunto.

Este vinho custa cerca de 12/13€, o valor do vinho face ao preço depende sempre um pouco de quanto costumam gastar numa garrafa. Para este vinho acho o preço bem ajustado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s