Como Manter-se Fresco no Calor do Verão

Qualquer bom homem sabe que o Verão é uma altura do ano bastante complicada para quem gosta de ser vestir de uma forma mais clássica e tradicional. O calor impede-o de se vestir como normalmente pretende e portanto até acaba por facilitar.

 

O Príncipe Carlos consegue sempre manter-se no topo da elegância, mesmo com altas temperaturas.

 

Suponho que é sempre mais fácil enfiar uns chinelos, vestir uns calções e uma t-shirt e voilá. E isso está muito bem… para uma tarde de praia ou para um serão no sofá, mas eventualmente terá de sair, encontrar-se com pessoas, ir trabalhar, e nessa altura, o seu melhor pé terá de ir à frente.

Quem por defeito compra roupas de pior qualidade vai ter a vida mais dificultada e já perceberá porquê.

A melhor forma de estar o mais confortável e fresco no Verão é escolher bem a roupa.

Existem três pontos essenciais:

  • Leveza da Peça: quanto mais leve melhor. Sinta o peso nas suas mãos, quanto mais leve melhor.
  • Respirabilidade da Peça: o quão respirável é? O ar passa pelo tecido? Experimente fazer um teste. Ligue uma ventoinha e afaste-se uns 2/3 metros da ventoinha. Agora veja, consegue sentir o vento? Se sim, excelente! O tecido é altamente respirável e é isso que procura para se manter fresco no calor do Verão.
  • Cor da Peça: saberá que cores mais escuras absorvem a luz, e portanto aquecem mais depressa (e manter-se-ão quentes). Tons claros serão sempre superiores no Verão.

É muito simples perceber se uma peça de roupa é leve. Basta pegar nela e sentir, se tiver dificuldades pegue noutra e comece a comparar pesos O peso é importante porque um polo leve, por exemplo, será mais confortável do que um polo mais pesado. Um polo pesado é menos confortável e vai deixá-lo mais quente.

 

light chinos 2
Cores leves e claras para evitar a absorção de calor.

 

Tenha atenção que a leveza não implica que a peça seja respirável, são coisas diferentes, embora muitas vezes coincidentes.

É importantíssimo ter um tecido respirável porque assim vai sentir o ar, uma brisa diretamente no seu corpo, ajudando-o a refrescar-se. é bastante importante referir aqui a respirabilidade da roupa está diretamente ligada ao tecido utilizado. Algodão e linho serão mais frescos que o polyester por exemplo.

Se puder, prefira sempre materiais naturais porque estes absorvem o suor e secam rapidamente, evitando assim maus odores.

 

2colour-Dyed-knitted-linen-breathable-font-b-cotton-b-font-linen-font-b-T-b-font
Prefira sempre materiais naturais.

 

Tenha sempre em conta que se possuir apenas fatos baratos (na ordem até os 400€) provavelmente serão de revestimento colado (no peito). O problema no Verão destes fatos é que o a cola age como insulador, mantendo o calor, fazendo com que sobreaqueça rapidamente, tornando usar um fato um verdadeiro pesadelo no Verão. Claro que poderá optar à partida por um fato de linho, que será mais respirável pelo material utilizado.

Se costuma utilizar gravata, experimente andar com o colarinho aberto e sentirá a suave brisa a arrefece-lo. Se precisar mesmo de usar uma, seja para um evento, entrevista ou reunião importante, coloque-a apenas antes da ocasião e retire-a imediatamente após.

Relativamente a cores, o Verão é uma excelente ocasião para se utilizarem cores mais claras, até mesmo garridas, tais como o vermelho, azul céu, camel ou branco.

Shirts

Desde calções com mocassins, chinos com sapatos, polos ou camisas, se tiver em conta estas premissas conseguirá ficar mais fresco e confortável no Verãoo.

Se quiser um extra, experimente usar um chapéu, pode dar uns pontos de estilo extra ao seu outfit e ajuda-o a manter-se fresco, protegendo a cabeça do sol.

 

3 thoughts on “Como Manter-se Fresco no Calor do Verão

  1. Muito obrigado por este post (e blogue) de suma importância.
    Em agosto tenho um casamento às 13h. Sou daqueles que transpira muito pelo rosto e cabeça, odiando o calor. Ah, estilo totalmente nórdico.
    Algumas das dicas foram deveras muito importantes.
    Uma vez mais, muito obrigado.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s