Erros Comuns e Dicas para o Verão

O Verão é uma estação interessante. Especialmente em Portugal e particularmente no Algarve.

IMG_2061
Verão no Algarve

A maioria dos homens (e mulheres) anda com muito menos roupa, como tal seria fácil pensar que toda a pompa e circunstância geralmente associada ao modo de vestir de cavalheiros seria posta de lado.

Contudo não tem de ser assim. É muito possível manter o estilo e a classe, mantendo-se fresco mas bem vestido. Como aliás, até falei num artigo mais antigo que poderá ler aqui

Neste artigo, enumero alguns erros comuns (são mais inimigos do bom gosto do que outra coisa), assim como algumas dicas para manter a classe.

Erro #1 – Usar chinelos e sandálias

Chinelos de quarto são para usar em casa. Chinelos de praia são para usar quando vai à praia ou à piscina. Andar com este tipo de calçado no dia-à-dia, não só não é apropriado como não é de forma alguma favorecedor. Existem inúmeros sapatos adequados ao Verão, pode descobri-los neste artigo fabuloso que lhe recomendo ler.

socks wt sandals
Não faça isto. Dê por onde der.

Ah!, nunca de forma alguma, por qualquer motivo ande de sandálias e meias.

Dica #1 – Use meias invisíveis com os seus sapatos de Verão

Fica mais fresco e mantém a classe. Resulta muito bem com mocassins, sapatos de vela, sapatos de enfiar (loafers) e até derbys. É interessante porque qualquer suor é absorvido o que resulta em maior conforto.

Linoleum-Meia-Sapatilha-Invisível-Masculina-2803-8614572-1-zoom
Calce uns mocassins e fica perfeito.

Apenas não os use em eventos mais formais nem com oxfords, especialmente pretos porque o choque de formalidades é simplesmente muito grande.

Erro #2 – T-shirts gráficas (com frases ou bonecos)

Fora de casa, a não ser settings especiais como concertos ou convenções as t-shirts com bonecos não são adequadas para um homem adulto usar, quanto mais um bom homem! As t-shirts com frases aparentemente astutas (raramente o são), também não ficam bem em nenhum jovem com mais de 16 anos.

Dica #2 – Polos picket são seus amigos. Use-os!

Polos picote em cores frescas e leves, não só são muito respiráveis como também são sempre elegantes no Verão. Ao contrário das camisas clássicas, que até são leves mas não respiráveis (por norma), e que deverão ser vestidas sempre para dentro das calças, os polos pode usá-los para fora, o que os torna mais respiráveis e confortáveis.

bb1e94ab-0cd9-41c6-b620-15384bc18072
Polos e calções, é Verão, está calor mas estou elegante.

Erro #3 – Não utilizar protetor solar

Não se deixe enganar pelo calor. Se vai estar ao Sol durante (especialmente) as horas de maior intensidade dos raios solares, então não se esqueça de utilizar um protetor de grau adequado ao seu tom de pele.

Os problemas de saúde causados pela irresponsabilidade para com a exposição solar são muito graves e um bom homem não correrá riscos desnecessários.

Dica #3 – Pode usar calções!

Certifique-se que não ficam pela canela, nem que tão pouco são daqueles com bolsos de lado (são deveras inestéticos). Experimente cores: azul; khaki; vermelho; verde; laranja; etc… o Verão por ser mais descontraído é a altura ideal para apostar em cores mais ousadas e que normalmente não usaria.

Emparelhe os calções com polos e mocassins (ou os supracitados sapatos de vela) e veja como fica simultaneamente fresco e irrepreensivelmente elegante.

Dica Final – Cores e Materiais

Já conhece a importância de vestir cores claras no Verão pois já referi isso em artigos passados, no entanto nunca é demais relembrar que elas são suas amigas.

white linen blazer
Blazer de linho branco.

Quero apenas salientar um material em específico, o linho. Muito respirável, leve e elegante. Não tenha medo de umas calças de linho, num tom de branco sujo, khaki ou creme. Confortável e elegante.

Pessoalmente, tenho um blazer de linho que considero muito apropriado a eventos que exigem mais uns degraus de formalidade, sendo portanto um blazer, de Verão.

Espero que estas dicas o ajudem a manter a classe nestes meses quentes. Partilhe os seus looks no Instagram e facebook com a #bomhomem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s