Como Deve Servir uma Camisa?

Vou-vos descrever uma situação e gostaria de saber se se identificam ou se sabem qual a sensação.

Vestem-se de manhã e vão trabalhar, quando saem do carro têm de voltar a colocar a camisa para dentro das calças, sempre que se levantam da cadeira é necessário voltar a ajustar a camisa, quando se mexem demasiado a mesma história. E por aí em diante.

shirt_3336286b
Ganhar este vício é fácil, mas perde-lo é possível.

Quando dão por vocês estão sempre a entalar a camisa dentro das calças, a toda a hora, à frente de toda a gente. O que não é nem elegante nem favorecedor.

A verdade é que eu ainda não consegui sair completamente desse vício. Já melhorei muito e já quase não o faço, e sei exatamente como deixei este hábito nocivo.

Antes de mais, existem muitas “soluções” para este problema, pequenos instrumentos para impedir que a camisa saia de dentro das calças, os chamados “shirt-stays”. Não nego a sua utilidade mas acho que podemos tentar cortar o problema pela raíz.

E como o pode fazer? Basicamente comprando uma camisa que lhe sirva perfeitamente. Salvaguardo o facto de que camisas que vêm diretamente de uma prateleira ou de um charriot nunca vão assentar de forma perfeita, para tal é necessário comprar uma camisa feita á medida. Poderá aproximar-se dessa perfeição se mandar ajustar uma camisa numa costureira ou alfaiate para lhe assentar melhor.

arms45deg
Um fit perfeito.

No entanto se souber para onde olhar irá conseguir identificar qual o exemplar que lhe assenta melhor de forma a fazer o menor número de alterações possível, o que é sempre útil porque pode poupar algum dinheiro.

Existem alguns sítios-chave para onde deve olhar para ter a certeza que a camisa está o mais ajustada possível.

O primeiro destes sítios é sem dúvida o peito, no peito a camisa deverá estar justa ao corpo mas não apertada, olhe para os botões, se o tecido à volta estiver a formar uns vincos em forma de “x” é porque está demasiado apertado, se o tecido estiver descaído é porque está demasiado larga.

shirts-2
Esta camisa está claramente apertada.

O segundo local para onde deverão olhar é para os ombros. A parte da camisa que cobre os ombros chama-se canga (em inglês “yoke”), esta parte da camisa deverá terminar na extremidade na clavícula, ou seja deverá terminar no ombro e não prolongar-se para os braços.

IMG_4496
Repare como a canga encontra-se no limite do ombro. A canga termina onde termina a clavícula.

Por último (nesta primeira instância) veja se consegue fechar o primeiro de cima da camisa, de forma a fechar completamente o colarinho e usar uma gravata. Se não conseguir, procure outro tamanho, se conseguir fechar o colarinho faça o seguinte teste: tente colocar dois dedos dentro do colarinho. Se não conseguir ou mesmo que consiga mas sente que está apertado então precisa de encontrar um tamanho ligeiramente maior. Se estiver muito lasso então está muito grande. Deve apenas conseguir enfiar justamente dois dedos, nem mais nem menos.

IMG_4503
Perfeitamente ajustado. Com os dois dedos fica apenas ligeiramente apertado.

Tenha em atenção que os tamanhos variam de marca para marca, um 40 numa marca pode ser 42 ou um 38 noutra marca. Encontre aqueles que lhe assentam melhor.

Estes são os locais para onde deverão olhar primeiramente e isto porque são os mais complicados de alterar, se não assentar bem nestes locais não compre a camisa porque não vale de forma alguma o seu dinheiro. Nem que seja só 10€, não gaste em peças que não valem a pena, junte para comprar mais valioso.

A seguir, deverá prestar atenção ao comprimento da camisa, uma camisa de cerimónia deverá sempre utilizada dentro das calças, veja onde bate a extremidade da camisa. O comprimento ideal é perto do fim da braguilha ou ligeiramente acima. Mais comprida e provavelmente a camisa esta grande demais nos outros pontos que mencionei acima. Mais curta e vai andar a sair de dentro das calças a cada movimento.

img_4499.jpg
Este é um bom comprimento, mas pode ser ainda mais comprido. Mais curto e vai sair constantemente.

 

Tenha sempre em atenção ao corte das mangas, mais propriamente no corte na zona do sovaco. Levante os braços para cima, de lado, se a camisa começar a sair de dentro das calças provavelmente o corte é mau e deverá procurar noutro lado, já que poderá ser um problema generalizado da marca.

Por último deverá prestar atenção ao comprimento das mangas propriamente ditas. Estas deverão terminar no limite do seu pulso, se começar a cobrir o polegar a partir de baixo, então está comprida de mais. Se, por outro lado, não chegar ao limite da sua mão, estará demasiado curta.

IMG_4497
O Ideal, nem muito curto nem muito comprido.

Porque importa o tamanho das mangas?, perguntam vocês. Porque quando usam um blazer, deverá ver-se até um centímetro da manga da camisa debaixo da manga do casaco. Se deverá mesmo ver-se a manga debaixo do casaco, isso é já totalmente discutível. Eu defendo que o detalhe da camisa visível é mais elegante e interessante, mas alguns “gurus” discordam, uns achando que não se deverá ver seja lá o que for, outro defendendo que deverá ver-se bem mais do que apenas um centímetro.

No fundo agora deverá o bom homem decidir como quer lidar com este último ponto, de todos os já especificados, este é o único aberto à discussão e portanto relativamente menos importante.

Agora que já sabe tudo vamos apenas rapidamente recapitular:

  • Peito, ombros e colarinho – pontos essenciais a verificar
  • Comprimento – muito importante para a camisa não sair frequentemente de dentro das calças
  • Mangas – para manter o máximo de elegância quando usa um blazer.

Agora já sabe não só identificar sinais e verificar a qualidade de uma camisa, mas também certificar-se que a sua aquisição lhe assenta como uma luva, e não se não assentar, lembre-se: o alfaiate e a senhora costureira vão certamente apreciar o negócio extra que lhes pode proporcionar.

Athletic

 

7 thoughts on “Como Deve Servir uma Camisa?

  1. […] Depois de experimentar tanta coisa certamente vai encontrar peças que o farão sentir-se melhor, mais confortável. Tenha em conta como deve servir uma camisa porque não vai querer continuamente comprar peças que não lhe assentam como deve ser. Para não cometer esse erro leia o seguinte artigo. […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s