Aperte os Sapatos como um Cavalheiro

Tal como fiz no último artigo, vou contar uma história. Mesmo que não se identifique, conhecerá certamente alguém que padece do problema que vou descrever.

Imagine que está a andar durante o dia, está a caminho de algum lado, vai a uma reunião, à casa de banho, ao café, seja o que for, de repente sente algo estranho ao caminhar. Um dos seus sapatos está desapertado e tem de se baixar para conseguir apertar, ou vai utilizar uma cadeira, um lancil ou um pneu de uma carro para o ajudar a apertar o sapato. São onze da manhã e até ao fim do dia este ritual vai repetir-se inúmeras vezes.

IMG_4541
Este nó não vai aguentar muito mais.

Reconhece-se ou está claramente a ver alguém com este problema? Eu estou, aliás, até à dois anos atrás eu sofria deste problema e felizmente encontrei a solução!

Aparentemente andei a minha vida toda a dar o nó dos sapatos de forma errada, rápida e fácil sim, mas errada e causadora de inúmeros sapatos desapertados ao longo do dia.

O problema da forma habitual e generalizada de apertar os atacadores é o facto de que o nó é feito na vertical (sem se aperceber), o que significa que ao andar e ao exercer pressão de forma horizontal (dos lados dos seus pés) os nós dos sapatos vão relaxando gradualmente até que são desfeitos e tem de repetir o ritual.

O truque é apertar os sapatos de forma horizontal, de forma a manter o nó bem apertado durante todo o dia.

Existem duas formas de fazer isto e qualquer uma delas vai com toda a certeza impedir que o nó se solte durante o dia. Ambas requerem alguma prática, vai levar algumas vezes até conseguir apertar o nó de forma totalmente mecânica como faz agora.

Nó Duplo

infographic tie shoes v1.png
Siga os passos. É mais complicado que o nó comum mas mais simples do que parece.

Após realizar o nó inicial e ficar com as duas pontas dos atacadores em cada mão, dobre a ponta direita num laço e na com a ponta esquerda dos duas voltas ao laço direito. Seguidamente faça um laço com o que resta da ponta esquerda que deverá passar por dentro do loop. Ajuste o nó de forma a ficar direito, apertado e simétrico.

Sei que parece muito confuso mas também sei que rapidamente vai conseguir fazer este nó de forma completamente mecânica, e quando isso acontecer vai ver que nunca mais vai apertar os sapatos mais do que uma vez ao dia. A não ser que o queira claro.

Nó Simples – A Forma Correta de o Fazer

A segunda forma de evitar atacadores desapertados é a de fazer um nó simples mas que leva um pequeno twist. Este é bom quando as pontas dos atacadores são curtas e não dá corda suficiente para dar duas voltar ao laço direito.

infographic tie shoes v2.png
Este é um pouco mais simples que o duplo e resulta melhor em atacadores mais curtos, o que é o caso com estes sapatos.

Este é muito mais simples, comece com o nó inicial e faça o laço no lado direito como sempre.

Num nó simples, ou seja o que toda a gente normalmente faz, daria a volta com a ponta esquerda por cima do laço e pela frente. Experimente ir por detrás.

O nó fica totalmente horizontal, mantém-se apertado o dia todo e é simples de fazer.

Isto parece tudo muito mesquinho mas a verdade é que parar para re-apertar sapatos vinte vezes ao dia não só é chato como pode ser muito inconveniente. Se o pode evitar, porque não? Bons homens facilitam sempre que podem.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s