Elegância na Carteira

Se existe algum acessório que é universalmente utilizado por todas as pessoas, sejam homens ou mulheres, é a carteira.

Existem diferenças fundamentais na carteira de um homem ou mulher. Nós, homens, sabemos bem que as mulheres tem aquelas carteiras enormes que ocupam imenso espaço e que elas até têm uma mala potencialmente enorme para acomodar o dito objeto.

Qualquer cavalheiro conseguirá identificar uma carteira de homem onde quer que ela esteja. Como raros são os bons homens que usam também uma mala de homem para carregar alguns objectos de posse constante como a carteira, muitos andam com a carteira sempre no bolso de trás das calças (geralmente), o que acaba com a grande maioria das ditas cujas, pois andam sempre muito mal tratadas.

IMG_4676
Esta é a minha antes de trocar, apesar de cheia está bem tratada.

Como tal, saberá que é muito fácil qualquer homem ficar com uma carteira que mais parece um bisonte, um pedregulho sem qualquer nexo ou elegância, que invariavelmente vai parar ao bolso e que faz tudo menos favorece-lo. Não a pode colocar no bolso do blazer e mesmo no bolso de trás das calças fica de certa forma… estranho.

Estranho, desconfortável e nada elegante.

Como pode então ter uma carteira fina, elegante, que pode guarda-la onde bem entender que nunca o vai estragar a imagem.

carteira-de-cartoes
Imagine sentar-se em cima disto…

Pode ser o homem mais elegante do mundo, mas se tirar do bolso uma massa de pele disforme, cheia de tralha e potencialmente de aspeto nojento vai parecer alguém que possuí um certo tom de falsidade, que aparentemente é muito apresentável e elegante mas que esconde algo duvidoso e nada atraente.

Sinais de Qualidade numa Carteira

Ainda assim tenha cuidado ao comprar uma carteira, é fácil cometer erros e comprar algo que não vale a pena. Abaixo seguem algumas sugestões para poder encontrar uma carteira de qualidade e que não o vai deixar ficar mal a meio do caminho. A grande maioria das carteiras é feita para ser usada durante um ano ou dois e depois ser trocada porque simplesmente já não tem aspecto para estar ao serviço.

Qualidade do Cabedal

Antes de mais verifique a qualidade da pele da qual a carteira é construída. Tal como referi no post sobre identificar sapatos de qualidade, nem toda a pele é igual, não se deixe enganar com etiquetas ou prensas a dizer “pele genuína” ou “pele verdadeira” pois na verdade isso pode até nem querer dizer nada, lembre-se, verifique se a pele parece gretada ou se diz mesmo “faux leather”, ou seja, pele sintética.

Procure pele onde consegue ver os poros na pele, ou seja, pele da camada superior do orgão, que é a da melhor qualidade.

Costuras e Espaço para Cartões

Tal como numa camisa ou sapatos as costuras acabam sempre por ser um sinal indicativo da qualidade da carteira que tem em mãos.

Repare nas aberturas para cartões da sua carteira, é cabedal cortado simplesmente ou são várias tiras de cabedal, costuradas umas às outras de forma a criar arrumação.

IMG_4680

É sempre preferencial a segunda opção. A verdade é que a primeira acaba por sair mais barato e claro, estragam-se com muito mais facilidade.

Separador das Notas

Separadores de notas em materiais que não o cabedal podem indicar que o fabricante quer reduzir o custo de produção cortando nos materiais de qualidade. Existem carteiras sem o separador, e sejamos sensatos, sem separador a carteira ficará mais elegante e fina. No entanto para alguns cavalheiros este pormenor é imprescindível.

Materiais e Detalhes

Verifique que materiais são utilizados na construção da peça que tem. Plástico é totalmente desaconselhado, envelhece rápido, suja-se com facilidade e fica com um aspeto péssimo rapidamente.

Velcro e outros materiais “estranhos” e/ou sintéticos também são desaconselhados.

Tenha sempre atenção aos detalhes, se a carteira é revestida, se o cabedal é cortado e depois cosido, ou se (opção de menor qualidade) é cosido e depois cortado. Pontas arredondadas são geralmente mais elegantes mas poderá preferir algo com aspeto mais  afiado e agressivo, por condizer com o seu estilo e/ou personalidade.

2m0738-safco-neott
Apesar de não recomendar comprar pela marca, esta carteira é muito interessante.

Geralmente as carteiras aqui em Portugal costumam-se ver apenas em castanho e preto, apesar de cada vez mais se ver coisas mais interessantes como as costuras de cores diferentes, ou mesmo pele de cores diferente no interior, ou até tipos de pele diferente para uma carteira verdadeiramente especial.

O Problema do Euro

Em muitos países da Europa a moeda é o euro. E mesmo noutros países como a Grã-Bretanha onde a moeda a diferente, as moedas continuam a ser muito utilizadas, e são o standards dos trocos do dia-à-dia de qualquer pessoa. Servem para pagar o café, a portagem, o estacionamento, o pacote de pastilhas e por aí a fora.

No entanto isto leva a um problema (que qualquer bom homem poderá não considerar um verdadeiro problema) que é onde acomodar as moedas. As carteiras típicas em Portugal têm todas uma bolsinha para guardar as moedas, às vezes até com separadores. Isto é puramente funcional mas a verdade é que não é nada elegante.

Acredito que as moedas são uma forma de dinheiro ultrapassada e desnecessária no ano de 2017. Portanto, simplesmente deixei de as usar. Uso o cartão para quase todas as minhas compras, e geralmente quando uso dinheiro físico, uso notas. Acabei com as moedas na minha vida e arranjei uma carteira sem bolsa para moedas.

two wallets.png
A diferença é notável.

Perder peso no bolso

Por fim, é absolutamente imprescindível que não carregue coisas que não precisa. Se tiver vinte cartões, tenho a certeza que precisa semanalmente no máximo de cinco. Elimine todos os cartões dispensáveis para o dia-à-dia e ande apenas com aquilo que precisa. Aquele cartão da loja, leve-o quando for à loja. Caso contrário, deixe-o em casa ou no carro. Ou noutra carteira, no meu caso, eu tenho uma segunda carteira apenas com cartões extras que raramente uso. Assim, sei sempre onde estão e não me ocupam o precioso espaço que preciso na minha carteira principal.

Experimente retirar todos os cartões que têm para fora e selecionar apenas que precisa mesmo de ter consigo diariamente. Os CCs, as cartas de condução e o cartão multibanco, umas notinhas e no caso de querer ter uma fotografia dos entes queridos, força. Mas o cartãozinho do supermercado, da loja e por aí a fora: deixe-os no carro e leve-os apenas quando for precisar deles.

Mais leve, Confortável e Elegante

Espero sinceramente que leve em conta alguns dos conselhos que descrevi aqui. Muitos fazem a diferença. Os pormenores ajudam sempre um homem a estar à frente dos outros, e uma carteira irreprensível e que mal se nota no bolso é apenas um dos detalhes importantes que pode mudar e aproveitar rapidamente.

One thought on “Elegância na Carteira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s