Shirt-Stays – Pode Este Acessório Mudar Tudo?

Escrevi um artigo aqui no bom homem há uns curtos meses sobre como deve uma camisa servir. Nesse artigo referi como a camisa deve ter um cumprimento específico de forma a não sair de dentro das calças constantemente, assim como o corte abaixo do sovaco deve ser justo de forma a sempre que levanta um braço a camisa fique onde deve ficar, dentro das calças.

Existem claro formas de se arrumar como deve ser e que garantem que a camisa fique dentro das calças mais tempo, e de uma forma mais elegante, sem cupcakes nem cogumelos na sua cintura. Para isso leia este artigo.

No entanto no primeiro artigo que escrevi sobre o assunto referi que existe um instrumento que resolve o problema do desfraldamento sem grande esforço. Algo que é apenas uma solução para um problema e que não resolve a causa do problema.

Não os tinha usado e portanto não sabia se de facto funcionariam ou até seriam um desperdício de dinheiro, contudo não só já tenho um exemplar para testar como já os utilizei tempo suficiente para poder fundamentar um opinião.

Os chamados shirt-stays são quatro elásticos (dois em alguns modelos) que se prendem à sua camisa e puxam-na constantemente para baixo, impedindo assim que saiam dentro das calças.

Modelos Disponíveis

Existem vários modelos disponíveis que fazem praticamente todos a mesma coisa

Modelo Camisa-Meia

Este modelo prende-se também às suas meias para que estas não descaiam. São quatro suspensórios dois para cada perna e deverão prender-se às caudas frontais e traseiras da camisa. É este o modelo que tenho e uso.

sharp-dapper-shirt-stays-2016-shirt-stays-legs_51c8b44c-83e3-4e57-bedf-662008564b96_1024x1024
Poderá até ter mais que um formato mas o básico é isto.

Modelo Camisa-Perna

Este modelo difere do primeiro num aspeto muito importante, em vez de agarrar-se às suas meias vai agarrar-se à sua perna, tipicamente abaixo do joelho (também existem para colocar acima do joelho). Têm a vantagem de poderem ser utilizados no verão, quando poderá andar sem meias, de calções, etc, mas sempre com a máxima elegância possível.

shirt-stays

Modelo Camisa-Pé

Sem dúvida o modelo que menos me agrada, nesta versão o elástico é muito comprido e tem uma argola no fim, onde deverá colocar o pé, que manterá o suspensório esticado e assim a camisa sempre dentro das calças. A solução não me parece descabida mas penso que será muito mais desconfortável ter um elástico enrolado à volta do seu pé, especialmente a fazer pressão no sapato.

6daed9e62fdbe9c596230d04428628b1

Tenho testado o primeiro modelo e detetei alguns prós e contras. Vamos a eles.

Prós

Vamos primeiro aos benefícios de utilizar um shirt-stay.

#1 – Não Incomodam

Andar com elásticos encostados às pernas todo o dia pode parecer em teoria muito desconfortável e talvez a melhor razão para não usar este acessório. Espantosamente a conclusão a que cheguei após uns dias a usá-los é que afinal, deixamos rapidamente de sentir o extra dentro das calças. Rapidamente filtramos a existência de um objeto estranho e passamos a assumi-lo como um dado adquirido, então o shirt-stay deixa imediatamente de ser um problema.

sharp-dapper-collection-2015-shirt-stays-04_adedaa71-d482-4fc7-9a0e-a96f509eb712_1024x1024.jpg
Fecho nas extremidades do modelo que utilizo.

#2 – Não Estragam a Roupa

O modelo que utilizei tinha um “fecho” com uma das partes feita de um material suave a fofo que quando preso à roupa (com um pequeno arame) não danifica a roupa. Pelo menos a curto prazo, depois de lavadas as camisas não mostravam sinais de uso nem vincos indesejados. Esta seria outra boa razão para não utilizar os shirt-stays mas a verdade é que deixaram-me a roupa incólume.

#3 – Resolvem Completamente o Problema

Este é o verdadeiro pró, esta é a verdadeira razão pela qual devem considerar seriamente utilizar um acessório como este. A verdade é que resulta, a camisa não sai de forma alguma de dentro das calças. Experimentei fazer uns movimentos mais vigorosos, subi a uma paleta de mercadoria, escadotes, tirei caixas de prateleiras acima da minha cabeça e no final de toda a actividade: a camisa está dentro das calças. Não existem dúvidas que de facto o produto cumpre na perfeição a finalidade que se complete a cumprir.

sharp-dapper-shirt-stays-2016-390-shirt-stays-tucked_1024x1024

No entanto…

Contras

#1 – Não São Rápidos a Colocar

Colocar isto todas as manhãs pode ser um pesadelo. Não é prático, nem fácil e muito menos rápido. Requer alguma paciência e calma. Das primeiras vezes vai acabar por ajustar o comprimento do elástico várias vezes até aquele ponto perfeito em que não puxa demasiado a camisa, porque sair de dentro das calças já não sai, mas se estiver demasiado apertado pode tornar-se desconfortável.

UB9018-2
Imagine tirar isto sempre a Natureza o chama.

#2 – Tornam Coisas Básicas em Operações Militares

Imagine ir à casa de banho. Sim, agora tem retirar elásticos sempre que a Natureza o chama. Imagine que está a experimentar uma camisa numa loja, sim, vai ter de retirar suspensórios para poder experimentar a camisa nova.

Ou seja, as coisas mais simples vão passar a ter passos extra que nunca teve de fazer. Especialmente nos primeiros dias poderá até ter dificuldade a apertar o ponta do elástico.

Conclusões

No fundo o bom homem deverá decidir se os prós pesam mais do que os contras, se os benefícios compensam os problemas de utilizar este acessório.

Vejo muito senhores com cogumelos a sair de dentro das calças, com um ar completamente desleixado. Acredito que muitas vezes não há de ser por desleixo mas talvez por simples desconhecimento de que não está apresentável como deveria estar.

Estes shirt-stays são algo de que já tinha ouvido falar muitas vezes mas sem acreditar muito na sua eficácia. Agora que experimentei confesso que fiquei impressionado e de facto, funcionam. Utilizo-os todos os dias e até agora nunca me deixaram ficar mal.

O modelo que utilizei é da Sharp&Dapper mas foi comprado na Urban Bar, não tenho nada a apontar recomendo a quem quiser utilizar o seu site para adquirir uns shirt-stays para uso diário.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s