Padrões Clássicos na Moda Masculina

Padrões. Para alguns um bicho papão indecifrável e inconjugável que não tem forma de ser compreendido. Contudo para outros os padrões são um mundo infindável de criatividade e diversão.

São inúmeros os padrões que populam o estilo clássico masculino, alguns até começaram no universo feminino, outros já passaram para lá do mundo do vestuário e podem ser encontrados em todo o lado desde papeis de parede até sacos de compras.

Serve então o presente artigo para diferenciar os mais importantes padrões do universo clássico masculino. Talvez um pouco de história sobre alguns, como se distinguem, onde podem habitualmente ser encontrados e com que outros padrões os pode combinar.

Listas / Riscas:

Muito comuns e encontram-se facilmente em camisas e camisolas. Existem verticais e horizontais mas falemos apenas das verticais, que são o clássico. A formalidade é definida pela largura, quanto mais fina mais formal. São um clássico do vestuário clássico masculino há muitos anos e facilmente adaptáveis a muitas situações dependendo da cor.

stripped shirts
Devido à largura das listas as primeiras duas são mais formais e corporais. A terceira tem listas mais largas e por isso é um pouco mais casual. Contudo devido às cores pode resultar num setting de escritório.

Quando em fatos são símbolos de poder muito poderoso, muito visto em vestimentas corporativas. Para além das listas habituais, existem dois tipos de listas muito especiais, muito clássicas e importantes. São listas muito finas geralmente brancas que se destacam sempre, são facilmente reconhecivéis. Podem ser riscas de giz ou faixas de pinos (chalkstripes e pinstripes em inglês). Apesar de parecerem a mesma coisa, são feitas de forma diferente. As listas chamadas faixas de pinos são feitas por uma linha de pequenos pontinhos, que há distância parecem uma lista contínua. As ricas de giz parecem pequenas linhas diagonais seguidas umas das outras aparentemente formando uma lista contínua.

stripes in suits
Fatos com riscas. O padrão à esquerda é um chalkstripe, o da direita é um pinstripe.

Ficam muito bem em camisas, fatos e acessórios como meias e gravatas. Podem conjugá-las com outras listas, desde que sejam contrastantes o suficiente em largura.

Xadrez

Vou usar aqui a palavra xadrez para englobar vários tipos de padrões que formam quadrângulos mas vamos ver os diferentes tipos (os mais importantes) um a um.

Xadrez Quadriculado

As listas verticais e horizontais formam quadrados perfeitos. As listas em si podem ser mais largas ou finas, quando são largas e têm cores podem ter vários nomes. São clássicas mais mais casuais e podem ser vistos em casacos e camisas mais descontraídas.

checked shirts
A da esquerda é a mais formal, a do meio é versátil e pode resultar em várias situações. A da direita é completamente casual.

Se as linhas forem finas de cor única sobre branco então é uma camisa com alguma formalidade e bastante apropriada para um setting de escritório. Podem conjugá-las com cores simples em calças ou outros padrões de xadrez mais complexos.

À medida que as linhas alargam e incorporam várias cores, também o seu nível de casualidade vai aumentar.

Janelas (muitas vezes chamados só de Quadrados)

Mas não são quadrados, são rectângulos, mais altos, os quatro lados não são todos de igual comprimento. Nas lojas geralmente utilizam os nomes “quadrados” ou “xadrez”. Em inglês chamam-se windowpane, daí eu preferir o termo “janelas”. As linhas deverão ser relativamente finas e muito contrastantes com a cor de fundo.

windowpane suits
Duas variações de padrões windowpane. Atenção que o fato da direita está enorme, não use um fato assim. Leve a um alfaiate ou costureira.

É um padrão que chama muito à atenção e resulta muito bem em fatos completos, especialmente se forem de três peças. Pessoalmente apenas gosto de conjugar este padrão com cores sólidas mas pode conjugá-lo com quadriculados simples ou listas mais largas e excêntricas.

Príncipe de Gales

Espantosamente popular hoje dia, várias linhas a formar um quadrângulo, geralmente as linhas são todas finas. Podem ter cores diferentes mas tradicionalmente são apenas todas de uma cor. Se houverem cores contrastantes para além do padrão titular pode estar a ser formado um padrão janelas.

Inventado na Escócia por uma senhora chamada Elizabeth Macdougall, foi encontrado posteriormente por Eduardo VII, um bom homem, que adorou e o tornou popular.

prince of wales set
Um fato e acessórios com o padrão Príncipe de Gales.

Fica bem em fatos e casacos mas também em cachecóis. Pode conjugar com quadriculados, listas mais largas e sólidos.

Tartã

Imagine uma combinação entre um príncipe de Gales mas com as linhas a diferentes distâncias umas das outras, com larguras diferentes e cores diferentes e aí tem um padrão Tartã. Tem uma aparência bastante interessante e distinta, o que chama bastante a atenção.

tartan set
Onde é mais comum ver-se este padrão, em cachecóis.

É um padrão escocês, muito associado a kilts. É um ícone nacional da Escócia. Antigamente apenas em artigos de origem escocesa, hoje em dia vê-se em todo o lado desde sacos de compras a boinas.

Existe em várias combinações e vê-se habitualmente em acessórios como cachecóis e outros. Pode no entanto ver-se também em casacos e blazers mas aí tornar-se uma peça de afirmação que deve ser utilizada com cuidado.

Resulta bem com príncipes de gales mas não com outros membros da realeza. Devido à intensidade do padrão recomendo conjugar com uma cor sólida.

Cornucópias / Caxemira

Origem persa, com a forma de uma gota de água com uma curva na ponta. O nome em inglês é Paisley, nome da cidade escocesa onde era fabricada e se tornou acessível e popular em 1808.

img_9217
Esqueça as bolinhas, três destes lenços têm cornucópias.

É muito vibrante e chamativa, pode ter várias cores, tamanhos e distâncias entre as figuras. Acredito que fica melhor em acessórios do que em qualquer peça de vestuário principal. Ainda que possa ser vista em camisas em alguns settings, não acredito que seja favorecedor, quem sabe talvez numa festa da praia.

Bolinhas / Polka Dots

Tradicionalmente um padrão feminino, até o termo Polka até o indica em línguas como o polaco e o checo. No entanto está cada vez mais popular no mundo masculino, especialmente em acessórios.

polka dot shirt
Bolinhas.

 

E são nos acessórios onde se deverá focar se quiser usar este padrão chamativo. Não é que não possa incorporar noutros lados, eu tenho uma camisa azul escura com bolinhas pequenas brancas que uso para ocasiões casuais e resulta muito bem. Ficam melhores em lenços de bolso, gravatas e meias.

Quanto maiores forem as bolinhas mais casual é, da mesma forma que se forem pequenas mas houver pouco espaço a separa-las (grande concentração) também fica mais casual.

Resulta bem com cores sólidas, riscas simples mas com largura contrastante.

Pé-de-Galo / Dente de Cão (houndstooth)

Outro padrão bem antigo, datado de 360 a 100 AC. Variações recentes vieram da Escócia, em algodão. Tem uma forma com várias pontas que se assemelha a um dente de um cão, daí o seu nome na língua de Shakespeare. Apesar de em muitos países da Europa ser chamado de pé-de-galo.

Existe também como forma de um micropadrão (os ingleses chamam-lhe puppytooth).

houndstooth set
Várias demonstrações de pés-de-galo em várias vestimentas.

Podem ser encontrados em camisas, calças, cachecóis, blazers, casacos de tweed, sobretudos e até fatos. Podem aparecer em muitas cores mas acho que hoje em dia (e aqui em Portugal) se vê mais em preto e branco. Pode combinar com outros padrões mais simples e discretos, mas gosto mais de combinar com uma cor sólida que esteja no padrão em questão.

Espero que este artigo o tenha não só ajudado a dissipar algumas dúvidas, como também o tenha ajudado a descobrir formas de se destacar dos demais. Quanto muito poderá continuar a vestir-se como sempre mas tendo em conta tudo o processo de conjugação de padrões caso um dia a sua atenção seja despertada.

Gosta de utilizar padrões? Partilhe os seus favoritos no Instagram e facebook com a hashtag #bomhomem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s