6 Regras Não Escritas Que Deve Conhecer

Ao longo da vida iremos ser presenteados com situações em que a forma como agimos pode deixar transparecer se somos apenas mais um homem, ou um cavalheiro, um bom homem.

Há uma forma de agir mais correta mas que nem sempre é propagada, ou seja, nunca ninguém disse como agir no decorrer da sua educação. Contudo, se já as sabia, fenomenal! Ou conhece pessoas de classe, ou foi criado por um cavalheiro.

Abaixo seguem seis regras importantes não escritas e raramente mencionadas que um bom homem deve conhecer.

#1 – Água Não Se Passa, Serve-se

Quando está à mesa a tomar uma refeição com um grupo de pessoas, invariavelmente vai haver uma garrafa grande de água na mesa. Primeiramente a pessoa mais próxima da garrafa deverá servi-la às pessoas à sua volta no copo apropriado (se existir), para depois passar a garrafa a pessoas às quais o copo não consegue alcançar.

istock_000008009154medium
Evite o plástico também.

Eventualmente alguém quererá mais água. Na eventualidade de estar mais próximo da garrafa ser-lhe-á pedida a mesma. Aqui vem a tal regra que ninguém ensina: a água serve-se, não se passa. Se conseguir, sirva a água a essa pessoa, e às restantes.

Não só o destaca dos demais, como demonstra outro nível social e de boa educação. Tudo marcas de um verdadeiro cavalheiro.

#2 – Circule à Direita

A falta de civismo é um mal que afeta a actual civilização mas isso não quer dizer que tenha de se vergar para tal maleita. Algo que me aflige de sobremaneira é a inexplicável incapacidade dos portugueses utilizarem as escadas (e especialmente escadas rolantes) de forma civilizada, ou seja, de circularem à direita. Isto permite que as pessoas mais apressadas possam subir as escadas pela esquerda, exatamente como é suposto acontecer na estrada.

people on escalator
As da direita são pessoas de elevado grau de civismo.

Se tiver visitado outros países europeus como a Inglaterra e França, especificamente as suas capitais (onde existem uma grande rede de metropolitanos), onde escadas e escadas rolantes abundam a cada esquina, terá certamente verificado que as pessoas circulam todas pela direita, possibilitando os demais transeuntes de caminharem à velocidade que mais lhes convém. Isto é civismo, e um bom homem opta sempre por comportamentos cívicos.

#3 – Brinde Olhando Nos Olhos

Brindar é algo especial. Não o faz todos o dias, e se o faz espero que haja um excelente motivo. Mas quando brinda com alguém, deve entregar toda a sua atenção à pessoa com quem está a partilhar o momento.

brindar
Pessoas a brindar.

Posto isto, ao levantar o copo olhe nos olhos da pessoa à sua frente. Após o ato tradicional de embater os copos um no outro (durante o qual deverá deitar olho aos copos para não os partir acidentalmente), devolva o olhar à sua companhia.

Se estiver a brindar com várias pessoas, passe o olhar por todos, o importante é dar importância às pessoas que estão consigo e não outras coisas menos importantes na instância em questão.

#4 – Conserve a Distância

Seria de pensar que é algo intrínseco ao senso comum, apesar de vários homens aparentemente não o deduzirem corretamente. No entanto, lá está, é uma regra não escrita. Quando vai ao urinol, e havendo opção, não escolha o urinol diretamente ao lado de outra pessoa. É simplesmente rude. Quando não há opção mostra confiança, mostra que não tem medo de se sujeitar a algum potencial desconforto para saciar as suas necessidades.

Minimalist men WC

Pode também aplicar esta regra a transportes públicos. Se o autocarro estiver praticamente vazio, não se sente diretamente ao lado de alguém. Evidencia falta de tato.

#5 – Levante-se para Cumprimentar

Esta é muito simples. Quando surge alguém e que pretende (ou tem) de cumprimentar, levante-se para lhe apertar a mão. Não importa se é um homem ou uma mulher, ficar sentado enquanto aperta a mão de alguém é má educação e não é digno de um bom homem.

handshake
Repare como o rapaz da direita aparentemente se ergueu para cumprimentar o recém-chegado.

Dito isto, é muito fácil e rápido erguer-se rapidamente da sua cadeira ou sofá estendendo a mão (não o/a deixe à espera de mão estendida) para cumprimentar o seu interlocutor.

#6 – Ligue

Às vezes imprevistos acabam por surgir. Algo com importância superior, algo ou alguém a quem não pode dizer que não. Talvez nessa situação até já tinha algo combinado, e agora vai ter de desmarcar à última da hora.

Se tal acontecer, talvez ninguém lhe tenha dito, mas ligue a informar e a pedir desculpa pelo aviso tardio que não vai poder comparecer. Não envie uma mensagem de texto, não envie uma mensagem de voz, marque o número (ou selecione o contacto da sua lista) e fale com a pessoa diretamente.

wrong or right
Siga o exemplo do cavalheiro da esquerda.

Estas seis regras são apenas linhas orientadoras de boa educação que o podem diferenciar em momentos chave da sua vida. Transmitem classe e uma elegância do ser que não pode ser transmitida pela roupa. Ainda que no Bom Homem eu fale muito de roupa, por considerar que a forma como se apresenta é uma questão de boa maneiras para os outros, a forma como age é tão ou mais importante.

Espero que este artigo o tenha feito pensar e que o leve a realizar uma auto-avaliação à forma como se apresenta e como age em determinadas situações, partilhe as suas opiniões nos comentários e os seus looks com a hashtag #bomhomem no Instagram e Facebook.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s