Origem do Movember

Estamos no final de Novembro e vi que muitos cavalheiros e Bons Homens deixaram crescer as suas barbas e bigodes.

Muitos falam do assunto, dando o Movember ou o No Shave November como uma justificação, mas, acredito que poucos sabem a origem da tradição de deixar crescer o bigode.

Efetivamente, quer-se é espalhar a palavra e colocar as pessoas a falar de saúde masculina, e pelo meio, cultivar uns bons bigodes, mas como começou esta tradição, este movimento?

Em 2003, na Austrália, mais concretamente na cidade de Melbourne, dois amigos falavam sobre modas recorrentes enquanto tomavam uma cerveja. Falaram de uma moda que teimava em não regressar, a moda do bigode.

IMG_9970
Esta fotografia já tem uns anos mas já usava barba completa.

Inspirados por uma campanha para angariar fundos para combater o cancro da mama, decidiram criar uma campanha sobre o cancro da próstata e saúda masculina.

Em 2004 o conceito foi oficializado e a causa foi levada a outro nível com a criação de um website e com a criação de uma empresa.

Foi apenas em 2006 que foi criada uma caridade oficial australiana, a Movember Foundation.

No ano seguinte, o projeto tomou proporções internacionais, viajando para os Estados Unidos, Reino Unido e Nova Zelândia.

No total a fundação já gerou e doou mais de 730 milhões de dólares australianos para fundar mais de 1000 programas de saúde.

Com a crescente preocupação da saúde mental a campanha cresceu para englobar os 4 maiores problemas de saúde masculina: cancro (próstata e testículos), fraca saúde mental e inatividade física.

43250629_10215291003601140_3748724249964052480_n
Estas têm um ano e continuo a dominar completamente a barba.

É no sentido de atrair atenção para estes problemas gritantes que se deixa crescer o bigodeno mês de Novembro.

Em 2014 em Novembro deixei crescer pela primeira vez a barba e desde então não voltei a adoptar outro Look.

É importante neste mês pensarmos nos nossos familiares e amigos, e confrontarmos a perigosidade destas doenças. Por isso, é de suma importância e é esta a melhor altura para revermos hábitos de vida, e fazermos uma introspecção acerca da nossa saúde enquanto homens.

Movember_Primary Logo_Black

Deixo-vos com o lema oficial da campanha:

“Changing the face of men’s health” ou “Mudando a cara da saúde masculina”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s