Como Sobreviver ao Frio do Inverno

Para começar, feliz 2021! Esperemos que não seja mais de 2020 mas com roupa nova.

Este Inverno tem sido mais rigoroso do que o português comum está habituado, e como tal, alguns poderão não saber que há muitas coisas que podemos fazer para nos protegermos das temperaturas baixas.

Serve o presente para o ajudar a manter-se elegante, mas sempre quente.

#1 – Camadas

O que tem o Shrek, uma cebola e um outfit elegante mas adequado ao frio em comum? Todos têm camadas.

É a primeira regra, e também a mais óbvia, vestir mais roupa para se aquecer.

Primeiro experimente uma camisola interior, uma tshirt com uma gola em V, ou uma camisola sem mangas. Desta forma não se vê debaixo da sua camisa, e vai ajudá-lo e muito a combater as temperaturas invernais.

5 camadas a contar a camisola interior.

Por cima da sua camisa (ou polo de manga comprida, se preferir um look mais casual), pode acrescentar algo, um pullover de malha ou um cardigan funcionam muito bem, ou até mesmo um colete para momentos de maior formalidade.

Quando falamos de malha, é importante olhar para o material e ter a noção do que se pretende. A lã é mais quente mas mais volumosa (e frágil), o algodão é mais fino, ficará melhor se quiser vestir um blazer, ou outro casaco pequeno, por cima.

Enquanto falamos de camadas aproveito para referir que uso maioritariamente apenas meias até ao joelho, e sim, são mais quentes.

#2 – Proteger o Pescoço

Agora que tem o tronco mais quente não vai querer que o vento estrague tudo, pois não?

Se usar uma gravata já estará algo protegido mas, como sabe, pode não ser suficiente. É aí que entra o cachecol, para manter o calor. Pode usá-lo de várias formas, sobre os ombros, simplesmente, ou à volta do pescoço num nó específico, mais ou menos complexo.

O cachecol neste conjunto é absolutamente essencial.

Há várias formas de usar um cachecol, terá de descobrir a forma que gosta mais. Até pode apertá-lo como se fosse um plastrão ou uma gravata.

#3 – Acessórios

Um cachecol já é um acessório e bem importante, mas há outros que pode usar para aconchegar o resto do seu corpo que não se encontra coberto. Neste caso, falemos de chapéus e de luvas.

Três acessórios neste outfit.

Um chapéu ou uma bóina são opções incríveis para manter a cabeça bem quente e confortável no Inverno. Num ponto de vista menos clássico pode optar também por um gorro, contudo não usaria um com os outfits que visto habitualmente. Chapéus e boinas estão lentamente a voltar à moda, mas, desengane-se se julga que por agora ainda são relíquias do passado. São parte integral de um outfit clássico e ficam sempre bem. Ainda assim, se não está habituado pode requerer um certo grau de confiança. O chapéu que vê na fotografia é da Fábrica dos Chapéus, têm uma loja no Bairro Alto e uma loja online.

Nas mãos, luvas, sempre que puder. Eu não só gosto de ter mãos quentes, como também acho que usá-las é algo de elegante, equiparado apenas com o uso de um chapéu. Talvez seja por ser algo pouco visto. Gosto de luvas em pele e com revestimento em lã ou caxemira. Falei anteriormente sobre luvas no artigo sobre prendas de Natal, que poderá consultar aqui.

#5 – Um Sobretudo

Para finalizar, quando estiver na rua com as temperaturas baixas que vivemos este Janeiro, deverá usar um sobretudo sobre o seu conjunto e manter o calor.

Existem vários tipos de sobretudo que poderá usar, quererá ter em atenção dois detalhes para combater o frio. São menos importantes se tiver vários sobretudos, mas se apenas tem um, então convém que reúna estes dois requisitos.

Em primeiro lugar, um sobretudo assertoado vai colocar duas camadas de tecido sobre o seu corpo e, como tal, aquece-lo-á mais depressa e irá manter o calor com maior facilidade.

O meu sobretudo.

Por outro lado, é igualmente importante que escolha um modelo relativamente comprido, exatamente pela mesma razão, prender o calor com maior facilidade.

Um sobretudo pode ser feito de vários materiais, lã, algodão, caxemira, polyester, etc., como sabe se lê o Bom Homem com regularidade, eu prefiro sempre materiais naturais. Neste caso, acho que a lã é mesmo o material mais desejável. Lembre-se também que o sobretudo poderá ser mais largo que um casaco comum, ou blazer, porque assume que terá camadas de roupa debaixo do mesmo.

Espero que estas cinco dicas o ajudem a sobreviver a este Inverno, contudo, dado o estado pandémico agravado que vivemos em Portugal, é preferível manter-se em casa, seguro e preferencialmente quente.

É por isso, uma boa altura para ler os outros artigos do Bom Homem que ainda não leu, e seguir-nos no instagram e Facebook! Partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s