O que Significa Vestir-se bem?

O gosto é fundamentalmente uma questão de subjetividade.

Achar que alguém está bem ou mal vestido será também algo intrinsecamente ligada ao gosto e ao seu carácter subjectivo, ou haver alguma forma de definir o que significa estar bem vestido?

No Bom Homem falo essencialmente sobre estilo clássico, como estar apresentável e impecável em qualquer situação, seja qual for o ano em que lê os artigos.

Contudo, recentemente tomei consciência da possibilidade de se estar bem vestido sem estar formal, vejamos então o que significa efetivamente estar bem vestido.

Em primeiro lugar é importante estar ciente daquilo a que chamo o Triângulo do Estilo, ou os três pilares do estilo, já escrevi anteriormente um artigo sobre o assunto, que poderá ler aqui.

Existem três pontos essenciais que deve respeitar para estar bem vestido, seja em que circunstâncias, setting ou ocasião for.

O primeiro ponto do triângulo do Estilo é o fit, ou o ajuste da sua roupa.

O fit neste fato está muito bom, podia estar melhor mas não foi feito à medida. Foi ajustado para o meu corpo após a compra.

Para estar bem vestido, é absolutamente inprescindivel que a roupa lhe sirva. Isto parece óbvio, e num espectro mais geral significa apenas roupa para o seu tamanho. Não vestir roupa demasiadamente larga ou muito justa.

Se a roupa que veste não lhe serve então simplesmente não pode considerar que está bem vestido. Claro que esta não é uma questão de preto e branco, se um outfit completamente impecável em que apenas uma das peças está ligeiramente desajustada. Não pode é ser algo tão notório que salte logo à vista.

Adequado para um fim-de-semana descontraído.

Em segundo lugar e bastante importante também é a função, isto é, estar vestido adequadamente para aquilo que se dispõe a fazer, ou para onde vai.

Pense desta fora, se vai jogar futebol, então é apenas natural que se vista com roupa desportiva e adaptada à prática do jogo. Se for de fato, não está adequado à função que pretende. Se vai trabalhar, certamente não irá com a mesma roupa de ir jogar à bola, correto? O que veste deve ter sempre em consideração a sua finalidade.

Por último, e este está diretamente ligado ao segundo ponto. Tem a ver com o tecido do qual a sua roupa é feita. O tecido deve, tal como o conjunto, estar de acordo com a atividade a desempenhar, assim como a estação do ano.

Roupa clara e tecidos leves para o Verão, sapatos abertos e meias curtas para me manter fresco.

Não irá certamente vestir linho no Inverno, nem lã no Verão. Portanto, para estar bem vestido é preciso primeiramente respeitar estes três pontos.

Contudo, para um Bom Homem, e na minha opinião, a apresentação de um cavalheiro é de suma importância e como tal, deverá apresentar-se de uma forma mais cuidado que os demais.

Sendo assim, julgo que na óptica de um gentleman, para este apresentar como bem-vestido, deverá não só respeitar estes três pontos, mas também apresentar-se num nível de formalidade superior.

O que quer dizer com isto? No seu âmago significa que estará sempre mais formal que os demais.

Se a norma num determinado contexto são as calças de ganga e tshirt branca, então um cavalheiro saberá não só vestir roupa que lhe sirva e lhe assente bem, como também provavelmente trocará a tshirt por um polo branco, que sendo ligeiramente mais formal, apresentar-se-á “melhor vestido” que os seus pares.

Não precisa, obviamente, de estar muito mais formal que as outras pessoas, isso até poderá eventualmente ter uma consequência negativa. No contexto acima mencionado, aparecer de fato seria overkill e nada adequado. Tenha sempre este aspeto em conta.

Experimentação é algo que com o tempo e com a confiança, vai começar a fazer. É importante perceber em que situações pode experimentar e alargar os horizontes do seu estilo, e onde deverá jogar pelo seguro.

Espero que este artigo tenha clarificado alguma questão que possa ter e que o tenha ajudado de alguma forma.

Siga-nos no instagram e no Facebook e partilhe os seus looks com a hashtag #bomhomem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s