Como Tratar do Calçado

Existe uma palavra muito importante, que pode ser a base de algo duradouro em qualquer contexto. Seja um carro, uma relação, um equipamento eletrónico ou um par de sapatos.

Essa palava é manutenção. Lembre-se bem dela.

Quando investimos em calçado com alguma qualidade, não querendo com isto dizer que não devamos manter e cuidar de artigos mais baratos (antes pelo contrário), devemos logo pensar em como vamos tratar dele. Um calçado bem tratado não só vai durar mais, como terá sempre melhor aspeto e por vezes, dependendo da qualidade da peça em si, ficar ainda melhor do que já estava. Sendo que o couro de altíssima qualidade tende a melhorar com o tempo. Sei do que falo, tenho uma mala que a cada ano que passa parece ter cada vez melhor aspeto.

Não sou nem sapateiro, nem expert em cuidar de sapatos, mas trato dos meus regularmente e continuam prontos para enfrentar qualquer adversidade do meu dia, seja lá que dia for. Ou seja, aquilo que estou a fazer poderá não ser 100% eficaz ou totalmente perfeito, mas até agora tem resultado espetacularmente.

IMG_3680
Este par levou recentemente uma sova. Parecem ter dez anos mas ando com eles apenas à dois anos e meio, no mínimo três vezes por semana.

Acima o par onde trabalhei, andei metido em plena planície alentejana com eles, o que não deveria ter feito. Vamos tratar deles.

Tiro sempre os atacadores para ter melhor acesso aquela parte do sapato mais complicada de aceder, dá sempre uma oportunidade de determinadas zonas do sapato poderem respirar.

Começo por escovar o calçado com uma escova própria, a minha é bastante antiga e não sei onde foi comprada mas já vi semelhantes em hipermercados, se conseguir arranjar uma escova de qualidade superior numa sapataria ou sapateiro, melhor. Escovo com alguma rijeza para eliminar qualquer poeiras, sujidade ou vestígios de lixo e outros objetivos pequenos e indesejados.

IMG_3687
Aqui ainda estava no antes.

Depois de bem escovados, volto a colocar as raízes dentro dos sapatos para lhes dar forma e facilitar o espalhar dar cera. Agarro num pano e numa cera própria para calçado, com um tom adaptado à cor do par de sapatos no qual estou a trabalhar e começo a aplicar a cera em movimentos circulares. Começo sempre pelo lado esquerdo do sapato, subindo até à biqueira e contornado até chegar onde comecei. Aplicando sempre com cuidado, lentamente para obter o melhor resultado possível.

conjunto.jpg

Depois geralmente, deixo descansar durante meia hora ou mesmo até uma hora completa antes de dar uma segunda demão. (Se estiver de férias e tiver muito tempo até posso dar uma terceira). No final ficam sempre com um aspeto bem diferente.

IMG_3690
Depois de levarem com a cera. Os vincos estão menos visíveis e no geral parecem sapatos mais novos e menos gastos.

Agora já na reta final volto a passar a escova para lhes dar algum lustro. Passados uns minutos podem ou passar um brilhante, ou com escovar com força com uma meia de vidro para os colocar a brilhar.

Qualquer bom homem tem de saber cuidar dos seus sapatos, andar com calçado sujo e nada apresentável não deve ser algo que qualquer cavalheiro aceite. Lembre-se de fazer a manutenção pelo menos uma vez por semana, passar um pano ou escova deverá até ser diário, ou dia-sim-dia-não.

 

antesedepois.jpg
O Antes e o Depois

 

7 thoughts on “Como Tratar do Calçado

  1. […] Se comprar botas de qualidade, estas podem durar vários anos, assim como sapatos de qualidade. É imperativo, ainda assim, que trate do seu calçado para prolongar o seu tempo de vida útil, e para se poder apresentar no seu melhor. Pode aprender a cuidar do seu calçado neste artigo, Como Tratar do Calçado. […]

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s